Um concurso de música global que visa encorajar os jovens até aos 30 anos a pensar o Futuro da Terra a partir da música, no âmbito da Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável Rio +20, que se realiza em Junho, no Brasil. As inscrições estão abertas até 18 de Março.

Os concorrentes têm de criar os temas a concurso, sendo identificados vencedores nacionais, regionais (continentes) e mundiais. Estes últimos actuarão em Junho no Rio de Janeiro.

Os participantes, quer a título individual, quer em grupo, são convidados a criar músicas relacionadas com questões problemáticas que estarão em foco na Conferência Rio+20, como o Emprego, a Energia, as Cidades, a Alimentação, a Água, os Oceanos e Desastres, e ainda, em alternativa ou cumulativamente, a relacioná-las com os dois temas quentes da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente a “economia verde” no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e o Quadro Institucional para o Desenvolvimento Sustentável.

O concurso está aberto a duas faixas etárias: até aos 14 anos e dos 15 aos 30. Serão identificados vencedores nacionais, regionais e globais. Os vencedores portugueses actuarão no congresso EcoSaldo, organizado pela Quercus em Abril. Os vencedores regionais (correspondendo cada Região a um Continente) actuarão na Rio+20 Global Youth Music Contest Gala Night, na Áustria, e as bandas, cantores ou grupos vencedores a nível mundial actuarão no Rio de Janeiro, em Junho deste ano, aquando da Conferência Rio+20.

Mas a vontade de pôr as novas gerações a pensar criativamente o futuro não se fica por aqui. Do programa da Tempus, escola de música responsável pela promoção do Rio+20 Global Youth Music Contest em Portugal, fazem ainda parte a criação de workshops nas escolas para trabalhar a questão do desenvolvimento sustentável e até a organização de pontos de encontro especiais. Os Music Meeting Points são lugares onde os potenciais candidatos ao concurso podem encontrar o apoio das escolas de música e a listagem das instituições na sua área de residente um pouco por todo o país. Mais informações sobre estas iniciativas estarão disponíveis para consulta na página do Facebook “Rio+20 Portugal”.

A Organização do Rio+20 Global Youth Music Contest poderá ser contactada para os seguintes endereços e números: Tempus: R. D. António Ferreira Gomes, 189, 4445-398 Ermesinde, o telefone é o 22 978 91 60 e telemóvel é o 93 997262. Contacto via e-mail: tempusermesinde@gmail.com ou web.tempus@gmail.com.