Póvoa de Varzim, 21.01.2010 - A iniciativa À Quarta (h)à Conversa continua a decorrer todos os meses, sempre com temas diferentes e partindo de documentos do Arquivo Municipal.
A Roda dos Expostos foi o assunto abordado ontem, em mais uma sessão, com os utentes da Santa Cada da Misericórdia.
A Roda dos Expostos ou enjeitados, foi criada em França em 1188 pelo Papa Inocêncio III, e era parecida com as portas giratórias actuais. Normalmente instalados nas portas das igrejas e conventos, cilindros de madeira giratórios serviam para que mães deixassem seus filhos em mãos seguras, sem serem identificadas, mantendo o anonimato exigido por uma era marcada pelo preconceito e discriminação. E uma forma de combater o alto índice de recém-nascidos que eram encontrados mortos.
Em Portugal, foi a 10 de Maio de 1783 que o célebre Intendente da Policia, Pina Manique, mandou criar as Rodas para com elas poder obviar à morte de muitos enjeitados abandonados às portas de quem, muitas vezes, os não podia criar ou não queria tomar sobre si tão pesado encargo.
Foi extinta a Roda da Póvoa de Varzim, em Junho de 1850. Passam, então, essas crianças enjeitadas a ser encaminhadas para os hospícios de expostos.
Um triste destino que, infelizmente, era muito frequente acontecer com esses bebés e crianças enjeitados, numa época difícil, em que a luta pela sobrevivência era uma constante.
A próxima conversa, no dia 17 de Fevereiro, abordará o tema A Prostituição na Póvoa de Varzim: de finais do séc. XIX à 1ª metade do séc. XX.