O grupo chega não por terra, mas por mar: são os participantes do raid “Rota Marítima do Caminho de Santiago”. Este é um evento organizado pela Associação Intercéltica, em colaboração com a Região de Turismo do Alto Minho e a Associação Galega de Actividades Naúticas e conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, através do programa “Animapóvoa”  (financiado pelo Instituto de Turismo de Portugal) e do Clube Naval Povoense.

No âmbito desta actividade, a Câmara Municipal convida todos os interessados a assistir a uma conferência de imprensa no dia 21, às 18h00, no Posto Naútico, presidida por Afonso Oliveira, vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico. Fernando Cunha, do Clube Naval Povoense e João Zamith, da Associação Intercéltica vão também estar presentes, para além dos 40 membros da tripulação.

O raid “Rota Marítima do Caminho de Santiago” consiste num percurso que liga Montemor-o-Velho a Santiago de Compostela, passando por várias cidades costeiras, respeitando um itinerário de peregrinação por mar descrito por Edrici, geógrafo árabe do século XII.  No total, são 334 os quilómetros a percorrer a bordo das embarcações “Nauja” e “Zorba”.

A chegada à Marina da Póvoa de Varzim, quarto ponto de paragem do percurso, está prevista para as 15h00 do dia 21 de Julho.  Para recuperar da viagem, a tripulação janta, às 20h00, no Posto Naútico e parte no dia seguinte, às 10h00, em direcção a Viana do Castelo.

No entanto, esta aventura marítima começa a 18 de Julho, com a saída de Montemor-o-Velho, em direcção à Figueira da Foz. Um percurso de 20 quilómetros, ainda feito em terra. Da Figueira da Foz os tripulantes seguem, já por mar, para Aveiro, no dia 19, depois fazem escala, a 20, em Matosinhos, de onde partem, no dia seguinte para a Póvoa. De Viana do Castelo, a etapa seguinte, partem, a 23, para Baiona e dai seguem para Vilagarcia de Arousa, no dia 24. Aqui termina a aventura por mar, já que os 50 quilómetros que separaram esta localidade espanhola de Santiago de Compostela são feitos por terra, no dia 25, o Dia do Apóstolo. Pode consultar o programa aqui.

Esta Rota Marítima tem como objectivo, para além do seu sentido de peregrinação, dinamizar e promover o sector náutico e criar valores associados ao mar. Para a Região de Turismo do Alto Minho (RTAM), uma das 28 entidades que cooperam na organização desta iniciativa, esta é também uma forma de dinamizar a rota marítima como via de peregrinação e de intercâmbio cultural, numa altura em que a RTAM traçou como objectivo base dinamizar e valorizar as estruturas de apoio existentes ao longo do Caminho Português de Santiago.