Luís Diamantino congratulou a família do homenageado pela educação e formação dada e elogiou o facto de António Carlos Costa, apesar de ser um jovem do mundo, continuar visivelmente com a “âncora” na sua terra natal. Exemplo disso, é o facto de fazer referência aos lugares e às pessoas com quem cresceu na Póvoa de Varzim, nomeadamente as escolas públicas e as instituições que frequentou como a Escola de Música, o Clube Desportivo da Póvoa ou o Varzim Sport Club.

António Carlos Costa licenciou-se em Física pela Universidade de Coimbra, onde iniciou o seu percurso como investigador. Fez depois o mestrado em Física Teórica pela Universiteit van Amsterdam, focado em Cosmologia e Gravitação quântica, onde se especializou em Teoria das Cordas, seguindo depois para o mestrado em Física pela Vrije Universiteit Amsterdam focado na dinâmica do comportamento animal e, em particular, no desenvolvimento de métodos matemáticos para analisar comportamento em várias escalas em simultâneo.

A sua tese de doutoramento, ‘Physics of Behavior Across Scales’, foi considerada pela American Physical Society a melhor tese de doutoramento do mundo no ano de 2022. De momento, é investigador independente como Junior Research Chair no Laboratoire de Physique de l’Ecole Normale Superieure de Paris, onde continuou a desenvolver métodos de análise e ferramentas teóricas para entender o comportamento animal.

Entretanto, já publicou vários artigos em revistas científicas, tendo proferido mais de vinte palestras em institutos de renome pelo mundo fora. Deu aulas de licenciatura durante dois anos e de mestrado durante três anos, bem como formação a estudantes de doutoramento nos Estados Unidos, em França e em Portugal.