O chefe de Estado agraciou ainda, na cerimónia, os atletas Francisco Rebelo de Andrade, Hugo Passos, João Alves, Nuno Miguel Delgado, Olga Pinto, Paulo Coelho e Rui Silva.

Na mesma Ordem, mas com a Grão-Cruz foi condecorado Nélson Évora, enquanto com o grau de Grande-Oficial foram distinguidos os atletas Carlos Lopes, Emanuel Silva, Fernando Pimenta, Francis Obikwelu, José Manuel Gentil Quina, Mário Gentil Quina e Vanessa de Sousa Fernandes.

A entrega destas condecorações decorreu numa cerimónia de homenagem ao Desporto Nacional no antigo Museu dos Coches, em Lisboa, que contou com a participação de atletas, dirigentes e técnicos de todas as modalidades desportivas. Foram ainda condecorados atletas olímpicos e paralímpicos.

Na ocasião, Cavaco Silva elogiou o desempenho e a capacidade de trabalho dos atletas portugueses. O Presidente da República diz que eles são um exemplo para todo o país.

Por seu lado, nas redes sociais, Rui Costa revelou que teve o prazer de “oferecer ao Excelentíssimo Senhor Presidente e a toda a equipa da Presidência da República a minha camisola arco-íris de campeão do mundo”.

Veja a fotogaleria com imagens do fotógrafo da Presidência da República, Luís Filipe Catarino.