Apesar do calor que se fez sentir, o número de participantes foi superior ao esperado sendo que entre portugueses e espanhóis contaram-se perto de 140 peregrinos, entre os quais se encontrava Afonso Oliveira, Vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Terminada a etapa, junto à Igreja Românica de São Pedro de Rates, seguiu-se um almoço convívio, no Albergue de São Pedro de Rates, para recuperar as energias despendidas no caminho.

No próximo sábado, 29, os peregrinos retomam o caminho partindo de São Pedro de Rates em direcção a Barcelos. Antes de darem início à quarta etapa, os caminhantes irão usufruir de uma explicação histórica da vila de São Pedro de Rates.

A visita e o conhecimento, em peregrinação, do “Caminho Português” de Santiago, no âmbito das comemorações do Xacobeo 2010, tiveram início a 8 de Maio, tendo como objectivo a chegada a Santiago de Compostela a 31 de Julho, sendo que as 13 etapas em que se divide são percorridas somente aos sábados.

A peregrinação é organizada pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal – organismo de cooperação fundado e presidido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte de Portugal (CCDR-N) e Xunta de Galicia.

O objectivo da iniciativa – que junta para além do organismo de cooperação, da CCDR-N e da Xunta, a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, todos os municípios portugueses e galegos envolvidos, o Turismo da Galiza e a Organização do Xacobeo 2010 – é a promoção do caminho de Santiago pela rota tradicional central do lado português e a sensibilização pública para o seu importante valor histórico, patrimonial e paisagística.

O programa detalhado do percurso e outras informações sobre a iniciativa são disponibilizadas no site oficial.

Também no âmbito das iniciativas de promoção do Caminho Português de Santiago, o Museu Municipal da Póvoa de Varzim organiza uma Exposição Itinerante “Diur no Caminho de Santiago”, no Núcleo Museológico da Igreja Românica de São Pedro de Rates que poderá ser visitada pelos peregrinos.