Clementina Rodrigues, presidente da associação, caracterizou a noite como “um grande sucesso”, fruto não só da adesão do público, que superou as expectativas e encheu a casa, mas também pela diversidade da animação que preencheu a noite, que contou com a actuação do grupo de jazz Deóbada e do grupo poveiro Percurtir. Os próprios elementos da Associação Cultural de Animação e Formação  foram responsáveis pelo cantar de músicas tradicionais e por um recital de poesia, e mesmo uma Tuna Feminina marcou presença, de surpresa. Uma aposta na diversidade que, segundo a presidente da associação, agradou a todos os presentes e que, na sua opinião, reflecte os vários interesses e áreas em que estão envolvidos os membros da associação.

A mostra de artesanato funcionou como aperitivo para o que a Associação Cultural de Animação e Formação vai exibir durante o Intercâmbio Internacional de Jovens, a ter lugar em Abril, e que irá reunir jovens de Espanha, Lituânia, Alemanha, Estónia e, claro, Portugal, sob o tema central do artesanato.  Para o Verão, esta associação está já a preparar um musical, elaborado no âmbito  da campanha “Todos Diferentes, Todos Iguais”, promovida pelo Conselho da Europa, e que tem como objectivo o combate ao racismo, ao anti-semitismo, à xenofobia e à intolerância.

Fundada em 2003, a Associação Cultural de Animação e Formação é uma organização de carácter regional, que tem membros provenientes de vários concelhos, como Trofa, Santo Tirso, Vila do Conde e, claro, Póvoa de Varzim, onde está sedeada (mais concretamente em Aver-o-Mar).  Pode saber mais sobre a Associação Cultural de Animação e Formação aqui.

A galeria de imagens do Sarau Cultural pode ser visitada aqui.