Fernando Araújo fez-se acompanhar por entidades nacionais e regionais, casos da Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, do Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, António Pimenta Marinho, ou do Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Vítor Veloso.

Esta visita enquadra-se no início de atividade desta unidade móvel, a qual vai permitir a cobertura total do rastreio na região Norte de Portugal. Importa referir que o rastreio em apreço tem vindo a ser efetuado pela LPCC, realizando as mamografias, consultas e exames complementares, quando considerados necessários. Para o efeito, têm vindo a ser convidadas a fazer uma mamografia, todas as mulheres elegíveis com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos, inscritas no seu médico de família e nas diferentes unidades de âmbito dos Cuidados de Saúde Primários de toda a região Norte.

Este rastreio tem demonstrado inegáveis vantagens neste tipo de programas organizados e de base populacional, aumentando as possibilidades de tratamentos menos agressivos. Isto permite a diminuição da incidência e da mortalidade, o aumento das taxas de sobrevivência e o proporcionar de melhor qualidade de vida aos pacientes.