Durante esse mês, os munícipes e turistas com limitações de mobilidade vão poder usufruir do mar e da praia de forma mais plena, através de cadeiras anfíbias e da colaboração de voluntários. Este é um projeto único no Norte do país e que pretende não só melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com necessidades especiais como dos seus familiares, proporcionando-lhes algumas horas de descanso. Ou seja, entre as 9h30 e as 11h30 e as 15h30 e as 18h30, os voluntários vão estar disponíveis para fazer companhia aos veraneantes com mobilidade reduzida e colaborar com os nadadores-salvadores na tarefa de os levar aos banhos de mar. Desta forma, pretende-se colaborar na inclusão social dos utilizadores deste serviço e proporcionar aos seus cuidadores momentos de relaxe.

Olindina Novo, coordenadora do projeto, explicou que os voluntários não precisam estar disponíveis todo o mês de julho. Isto é, se está a ler esta notícia e tem apenas dois dias livres para ajudar, pode fazê-lo. Aliás, o projeto está a precisar de voluntários simpáticos, comunicativos e sensíveis para ajudar. Se tem algumas horas disponíveis e vontade de ajudar, inscreva-se.

Se pretende usufruir deste projeto ou se é familiar de alguém que poderá com ele beneficiar, saiba que não é necessária qualquer inscrição. Basta aparecer! Apenas as instituições, por questões de organização e logística, carecem de informar os dias e as horas a que querem usufruir do mar e da praia.

Andrea Silva, Vereadora do Pelouro da Coesão Social, manifestou-se “feliz por estarmos a lançar um projeto pioneiro. A Câmara Municipal tem vindo a esforçar-se por tornar as praias o mais acessíveis possível e este é mais um passo para a inclusão. Gostaríamos que este projeto fosse, mais tarde, alargado no tempo e no espaço. O acompanhamento personalizado é o grande objetivo”.