A atividade decorre em parceria com as instituições educativas do concelho, em torno da promoção da leitura e da difusão de boas práticas concretizadas no âmbito do Plano Nacional de Leitura.

A Semana da Leitura, sob a temática Palavras do Mundo, convida à descoberta da palavra escrita, dita, cantada, declamada, ilustrada, num contexto de partilha de gerações de escritores, músicos, poetas, que, na sua pluralidade de vivências do mundo, contribuam para que todos leiam em qualquer lugar, suporte ou contexto, dando visibilidade à leitura e à universalidade e intemporalidade da Palavra.

O Dia Mundial da Poesia, 21 de Março, foi criado pela Unesco em 1999. Celebra a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras e da inovação. Visa promover a reflexão sobre o poder da linguagem e da poesia em si, a diversidade criativa e o uso das palavras na busca da compreensão da vida.

A Semana da Leitura começa na segunda-feira, dia 16, com o Estendal Poético, no Diana Bar.

Às 14h30, na Biblioteca Municipal, Gisela Silva leva a efeito a iniciativa Contar Histórias, que visa descobrir o prazer da leitura e da escrita.

No dia seguinte (17), tem lugar uma sessão especial de Leitura Sénior, que decorrerá às 14h30, na Santa Casa da Misericórdia.

Na quarta-feira, dia 18, a partir das 15h00, a Biblioteca Municipal apresenta a sessão com Álvaro Maio, Cantar as Palavras.

A 19 de março, às 14h30, há uma sessão especial de Leituras no Hospital, que terá lugar no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim.

Para sexta-feira, dia 20, às 16h00, no Centro de Convívio S. José de Ribamar, realiza-se no âmbito da Biblioteca Partilhada, uma sessão de poesia com a autora Albina Dias que declamará poemas sobre a Póvoa.

Depois, no sábado, há Mar-à-Tona…em Poesia – As Cores do Mar. Trata-se de um sarau comemorativo do Dia Mundial da Poesia pelos Poetas Poveiros e Amigos da Póvoa, que se realizará às 21h00, na Biblioteca Diana Bar.