Procissão dos Passos

No passado dia 3 de Abril, realizou-se a Procissão dos Passos em Amorim. O mesmo irá acontecer nos próximos dois domingos, na Póvoa de Varzim, no dia 10 de Abril, e em Rates, no dia 17.

Na Póvoa de Varzim, a procissão sai da Igreja da Misericórdia às 16h00, seguindo pelo Largo das Dores em direcção à Rua Senhor do Monte, Rua Visconde de Azevedo, Largo Eça de Queirós e pára no Largo do Cruzeiro para o Sermão. Continua pela Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria e Avenida Mouzinho de Albuquerque, recolhendo novamente na Igreja da Misericórdia.

Em Rates, a Procissão sai também às 16h00 da Igreja Românica, depois do Sermão do Pretório, seguindo pela Praça do Foral, onde decorre novo Sermão, pela Rua Direita, pela Rua Tomé de Sousa, recolhendo de novo na Igreja Românica onde se dá o Sermão do Calvário.

Via-Sacra

Ainda este domingo, 10 de Abril, às 15h00, na freguesia da Estela, um grupo de jovens da Paróquia irá realizar a Via-Sacra ao Vivo. A Via-sacra é o trajecto que Jesus Cristo faz até ao Calvário. Convidam-se todas as pessoas a meditar sobre a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Recupera-se, assim, na freguesia da Estela uma tradição antiga, outrora interrompida, mas que foi retomada em 2010, de forma a reavivar tradições e, sobretudo, como forma de acompanhar mentalmente Jesus nos seus sofrimentos.

No dia 19 de Abril, pelas 21h30, o Grupo Esperança Jovem da Lapa PVZ irá representar a Via-Sacra (caminho da dor, mas da salvação de Jesus Cristo). A representação terá início junto à Igreja da Lapa e, de seguida, far-se-á uma caminhada pelas ruas do Bairro Sul até à Fortaleza da Imaculada Conceição. Esta iniciativa assinala os 30 anos deste Grupo.

Semana Santa

No dia 17 de Abril tem início, então, a Semana Santa. Às 10h00 sai da Igreja Matriz a Procissão de Ramos que após 30 minutos, aproximadamente, chega à Igreja da Misericórdia onde é realizada a Bênção dos Ramos. Às 11h00, será celebrada, na Igreja Matriz, a Missa Solene de Ramos. À noite, às 21h30, na Igreja Matriz, o Coro Santa Cecília irá actuar.

Na quarta-feira, 20, às 21h30, o Coral “Ensaio” e o Grupo Instrumental da Escola de Música da Póvoa de Varzim serão protagonistas de um concerto, na Igreja Matriz.

Na Quinta-feira Santa, 21 de Abril, à noite, as Igrejas e Capelas da cidade encontram-se ornamentadas e de portas abertas até às 24h00 para a tradicional visita da população. Nesse mesmo dia, à tarde, pelas 17h00, tem lugar a Celebração da Ceia do Senhor com realização de Missa Vespertina, Sermão do Mandato, Cerimónia do Lava-Pés e Procissão Eucarística.

Um dos momentos mais marcantes das solenidades da Semana Santa é a Procissão do Enterro do Senhor, na Sexta-feira Santa, 22 de Abril, que sairá da Igreja Matriz às 22h00. Presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga e contando com a participação das Autoridades Civis e Militares, a procissão percorre o seguinte itinerário: Igreja Matriz, Largo do Cruzeiro, Praça do Almada, Capela de S. Tiago, Escola dos Sininhos, Capela N. Sr.ª das Dores, Centro Monsenhor Pires Quesado e Igreja Matriz. Antes da saída da procissão, às 21h30, o Rev. Pe. José da Costa Araújo profere o Sermão do Enterro. A Celebração da Paixão do Senhor também se realiza na Sexta-feira Santa, às 15h00, através de Via-Sacra, Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz e Comunhão Eucarística.

No dia 23, Sábado Santo, às 22h00, decorre, na Igreja Matriz, a Vigília Pascal com celebração da Missa da Ressurreição, cumprindo-se os rituais da Bênção do Lume, Liturgia da Palavra, Glória, Liturgia Baptismal, Bênção da água e renovação das promessas do Baptismo e Liturgia Eucarística.

O Domingo de Páscoa tem início com uma Eucaristia, às 8h30, seguindo-se uma Missa Solenizada, às 10h00. Às 11h00, sai da Igreja Matriz a Procissão da Ressurreição e às 14h30 a Visita Pascal que deverá terminar às 19h00 com um Cortejo festivo da Praça do Almada para a Igreja Matriz, onde às 19h30 tem lugar uma Eucaristia.