A iniciativa, promovida pelo Gabinete de Formação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, contou com a presença de Lucinda Delgado, Vereadora da Câmara Municipal, e de Álvaro Amorim, diretor do Centro de Emprego da Póvoa de Varzim.

Isabel Santos, do IEFP, explicou que esta medida visa reforçar a qualificação e a empregabilidade, através da concessão de um apoio financeiro às entidades empregadoras, aos ativos empregados e aos desempregados que frequentem percursos de formação ajustados e direcionados às necessidades das empresas e do mercado de trabalho.

O Cheque-Formação corresponde à comparticipação de 90% do valor total da formação frequentada, num montante máximo de €175, para os ativos empregados (sendo que poderá contar para as 35 horas anuais obrigatórias); e 100% do valor total da formação frequentada, num montante máximo de €500, para os desempregados inscritos no IEFP.

As entidades empregadoras podem concorrer a esta medida, inclusive aquelas que iniciaram um processo especial de revitalização ou processo no Sistema de Recuperação da Empresas por Via Extrajudicial. 

Veja a fotogaleria.