Na sessão de abertura, Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, referiu-se “àquilo que têm sido as motivações da autarquia poveira no que diz respeito à sensibilização para a criação de emprego e para a necessidade de todos estarmos disponíveis até para a criação do nosso próprio emprego”.

O autarca esclareceu que “naquilo que é a atividade municipal, temos vindo a dar, neste mandato, uma relevância grande a estes aspetos porque hoje, face à situação económica que o país vive, à grande crise social, que hoje todos assistimos, nomeadamente à juventude”.

Apesar de parecer que atualmente a juventude não tem outro destino senão emigrar, Aires Pereira considera que “a juventude não tem outro destino senão ficar cá e contribuir”, tratando-se, como é sabido, “da geração mais bem preparada que até hoje existiu no país e, se calhar, aquela que é menos aproveitada e menos oportunidades tem tido”.

O Presidente da Câmara Municipal referiu-se ainda ao Centro de Incubação da Póvoa de Varzim, resultante de uma parceria entre o Município e a ANJE, “que está praticamente lotado e tem dado oportunidade a muita gente de poder ter o seu espaço e iniciar-se na atividade empresarial”.

Em nome do Município, manifestou ainda “a total disponibilidade para todas as escolas e estruturas do concelho que pretendam promover ações de sensibilização e divulgação”.

Aires Pereira transmitiu que “temos vindo, através da nossa política fiscal, a tentar ser mais competitivos no sentido de criarmos uma maior atratividade para as empresas que se queiram instalar no concelho da Póvoa de Varzim”.

Neste sentido, o edil advertiu que no nosso concelho se pratica “a mais baixa taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis e isso pode fazer toda a diferença para a instalação de novas empresas no nosso espaço”.

O Presidente transmitiu que “a Póvoa de Varzim tem, no que diz respeito às acessibilidades, uma atratividade natural”, pela sua proximidade ao Aeroporto e Porto de Leixões e ligação à A28. Assim sendo, considera que “o nosso Município tem todas as condições para fixar novas empresas e ser altamente competitivo nessa atividade”.

Mónica Veloso, advogada e palestrante deste Workshop, transmitiu aos participantes conhecimentos mais aprofundados sobre  os aspetos jurídicos inerentes à atividade empresarial, com particular enfoque nos procedimentos legais necessários à criação da empresa e na propriedade industrial.

A importância do registo de marca como fonte de valor de negócio indiscutível e de enorme relevância na atividade empresarial foi, igualmente, abordada, ficando claro que a força da imagem de marca de uma empresa é essencial para a conquista do mercado.

Enquanto representante do Departamento de Incubação da ANJE, Iria Magalhães referiu-se ao Centro de Incubação da Póvoa de Varzim e escritórios virtuais:

“A ANJE assume-se como principal “player” da incubação de empresas em Portugal, gerindo uma rede de 12 incubadoras, num total de 122 espaços empresariais, dos quais 12 destinados a empresas industriais e 110 a empresas de serviços. Nesta rede está integrado o Centro de Incubação da Póvoa de Varzim, que dispõe de um serviço de incubação física (já quase com uma taxa de ocupação de 100%) e de um serviço de incubação virtual.

Através da incubação virtual, a ANJE apoia empresas que, para além de envolverem poucos recursos humanos, desenvolvem atividades que não exigem, ou não justificam, o investimento em infraestruturas. Nestes casos, os centros de incubação servem de base física de negócios, funcionam como sede social e como local para receção de clientes, fornecedores e parceiros, através da utilização dos serviços de secretariado, bem como do espaço da incubadora. A garantia imediata de gastos e a garantia de acesso a uma estrutura montada por profissionais qualificados”.