Nesse sentido, o Município da Póvoa de Varzim apela a todos os munícipes que reforcem as medidas de segurança, já comunicadas anteriormente, evitando comportamentos de risco e cumprindo as proibições que vigoram, nomeadamente:

· Realizar queimadas, ou seja, o uso do fogo para renovação de pastagens e eliminação de restolho e, ainda, para eliminar sobrantes de exploração cortados, mas não amontoados.

· Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração.

· Fazer fogueiras, bem como a utilização de fogareiros e grelhadores, salvo nos locais autorizados.

· Lançar balões de mecha acesa e quaisquer tipos de foguetes.

· Utilizar fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, sem autorização prévia da Câmara Municipal.

· Fumigar ou desinfestar apiários, exceto se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

· Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais ou nas vias que os delimitam e/ou os atravessam.

· A permanência e circulação de tratores e máquinas agrícolas no interior de determinadas áreas florestais é condicionado, e nos trabalhos e outras atividades que decorram nos espaços rurais, é obrigatório que as máquinas de combustão interna e externa a utilizar, onde se incluem todo o tipo de tratores, máquinas e veículos de transporte pesados, sejam dotadas de dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas e de dispositivos tapa – chamas nos tubos de escape ou chaminés, e estejam equipados com um ou dois extintores de 6 kg, de acordo com a sua massa máxima, consoante esta seja inferior ou superior a 10.000 kg.

Esta é uma missão de todos, e da responsabilidade de todos. Em caso de incêndio, de emergência, ou de suspeita de qualquer comportamento perigoso ligue o 112.