Licenciada em Ciências Históricas, Ramo Cientifico e Ramo Educacional, lecionou em diversas escolas do norte do país.

Tem Formação em Escrita Criativa pelo Instituto Camões.

Trabalhou como colaboradora externa, da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, na área infanto-juvenil, na criação de peças de teatro.

É colaboradora de um dos jornais da Póvoa de Varzim (Mais Semanário) desde 2012.

A sua primeira obra: Os penedos dos Guizos foi editada em 2008 pela CMPV. É um conto infanto-juvenil, baseando nos resquícios de uma lenda da sua freguesia, sobre uns gigantes penedos, que existiriam num local mais afastado da aldeia. A estes penedos associavam-se poderes mágicos e havia quem os fosse escutar para dar remédio aos seus males.

Terras de Ninguém editado em 2015, pela Chiado Editora, baseia-se numa experiência enriquecedora em que a autora, como voluntária, participou numa viagem de ajuda humanitária à Guiné – Bissau.

Argivai, viagem pela sua história editado em março de 2018, é uma obra na qual a autora realizou um trabalho histórico exaustivo sobre as origens e a antiguidade da sua freguesia de Argivai, incluindo a primeira recolha de património imaterial, recolha essa, de extremo valor para a preservação de uma identidade comum.

O livro “Contos do imaginário” é o primeiro livro em que estão reunidos vários contos, da escritora Sofia de Azevedo Teixeira.

Desta obra fazem parte: A fada LeyaAs letras cansadas; A noite em que a lua caiu; O caçador de sorrisos e Penas caem levemente.

São cinco contos originais, nos quais a imaginação, as personagens únicas e a criatividade, fluem livremente por mundos distintos uns dos outros. A imaginação não tem limites.