As cerimónias terão lugar na Igreja Matriz, de onde sairá, às 17h00, a Procissão do Santíssimo Sacramento.

O itinerário da procissão, para a qual são convidadas a participar as Autoridades Civis e Militares do concelho, será o seguinte: Igreja Matriz – Rua da Igreja – Rua do Visconde – Praça do Almada (Norte), com uma paragem em frente aos Paços do Concelho, onde, da varanda principal, será dada a Bênção – Rua Dr. Sousa Campos – Praça da República – Rua Manuel Silva – Rua Cidade do Porto – Largo das Dores – Rua de S. Pedro. Termina na Igreja Matriz, com a Bênção. A procissão será acompanhada pela Banda Musical da Póvoa de Varzim.

A Missa Solene terá lugar às 11h30 e às 12h30 dar-se-á a Exposição Solene do Santíssimo Sacramento, sendo que às 16h30 terá lugar o hino litúrgico católico, Te Deum. A animação coral destas cerimónias estará a cargo da “Capela Marta”.

O Corpo de Deus é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao séc. XIII, altura em que a Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. Na Póvoa, a procissão do Corpo de Deus foi instituída em 1544, aquando da autorização da manutenção da Sagrada Custódia na capela de Madre Deus.