O surfista começou pelo hipismo, interessou-se por vela e esqui, praticou pesca submarina e fotografia sub-aquática, facto que o levou, de resto, a conhecer Jacques Cousteau. Chegou a fazer mergulho com ele.

Apaixonou-se desde cedo pelo surf, mas a falta de equipamento levou-o a começar pelo bodysurfing, graças a umas barbatanas que um amigo lhe trouxera de Inglaterra. Só nos finais dos anos 50, conseguiu adquirir a sua primeira prancha de surf, iniciando-se na modalidade.

Ao longo da vida, esteve sempre ligado ao mar considerando que o Surf deveria ser o desporto nacional. Continua a ser muito requisitado para testemunhar o seu exemplo e até dar algumas lições de surf. É, neste momento, Relações Públicas, de uma conhecida marca ligada à modalidade.

O Cine-Teatro Garrett abre portas à iniciativa Surf Films Roadshow, atribuindo-lhe, em simultâneo, um cariz solidário. A entrada será gratuita, sendo os participantes convidados a deixar 1€, que reverterá a favor do instituto Maria da Paz Varzim.

A partir das 21h00, será inaugurada a exposição Tubo de Ensaio com pranchas de surf, fotografias, “sacos bacalhau” da mermaiddress e camisolas poveiras.

Esta exposição, situada num dos corredores técnicos do Cine-Teatro, da responsabilidade dos poveiros Cláudio Gil Silva e Anabela Silva Braga, destaca, para além da comunidade local, com o recurso às camisolas poveiras – cedidas pelos Serviços de Turismo da Póvoa de Varzim – e às conservas – através das Conservas Cego do Maio – sobretudo o mundo do Surf com as pranchas e os famosos sacos mermaiddress, totalmente fabricados, de forma artesanal, por poveiros e na Póvoa de Varzim.

Os seus criadores inspiraram-se “no fado e no modo de vida de homens e mulheres que descobriram novos mundos”. Esta marca de sacos para pranchas, produzidos à mão e de alta qualidade, reutiliza, entre outras matérias-primas nacionais, tecidos de flanela das camisas dos pescadores poveiros para elaborar estes produtos originais e que são a personificação do estilo de vida e brio português.

Na exposição podem ainda apreciar-se as fotografias dos reconhecidos To Mané e Rui Sousa e, ainda, pranchas de um shaper local, Francisco Constantino, mais conhecido por Chicco Russo. Fabrica pranchas há 30 anos e assina-as com a marca que criou: Backwash.

A exposição estará patente até ao dia 29 de maio e poderá ser visitada durante toda a semana, no período de funcionamento do Cine-Teatro Garrett.

Às 21h30, na sala principal, começa a sessão de cinema com exibição dos filmes “Invasion”, de Fred Berho & Thomas Larocca e “Se7en Signs”, de Nathan Myers & Guest Directors – ambos da colheira 2014 do Allianz Portuguese Surf Film Festival.

O primeiro é uma curta, multipremiada em outros festivais, e “talvez um dos mais originais que já tivemos oportunidade de ver no APSFF. Foi filmado em Marrocos, tem imagens incríveis de surf com leds e um conceito único: e se o localismo fosse entre terrestres e os invasores vindos do espaço?”

O segundo é uma longa-metragem com referências portuguesas, do reconhecido realizador Nathan Myers, que selecionou outros realizadores para contribuírem com os seus segmentos. Um deles é o português João Rito. “Um filme muito envolvente, com imagens épicas e uma excelente banda sonora.”

Depois de estar no Surf Films Roadshow, poderá aproveitar para visitar outra exposição que coloca o enfoque noutro aspeto das atividades marítimas, “Os Sargaceiros de Aver-o-Mar”, que se encontra patente na sala de atos.