O Ciclo arrancou a 9 de Maio, com a interpretação de Requiem, de Gabriel Fauré, uma obra de grande beleza mas também de grande complexidade e que juntou, no mesmo palco, músicos e cantores profissionais com outros não profissionais, como os Pequenos Cantores de Amorim, dirigidos pelo Maestro José Manuel Pinheiro. Um grande desafio, que deixou apreensivos os vários intervenientes, mas que acabou por resultar num momento musical de grande qualidade, que contribuiu não só para divulgar o já reconhecido talento dos Pequenos Cantores de Amorim, como contribui também para o seu crescimento musical, ao dar-lhes a oportunidade de interpretar temas do repertório coral-sinfónico, adquirindo, com isso, novos conhecimentos e experiências.

O programa do Ciclo continuou com a interpretação das obras Stabat Mater, de Rossini, dirigida pelo Maestro Félix Carrasco, e Stabat Mater, de Antonin Dvorák, dirigida pelo Maestro José Ferreira Lobo, nos dias 17 e 18 de Maio, respectivamente, dois concertos que serão transmitidos pela Antena 2. No dia 14 decorreram ainda três concertos didáctico-pedagógicos, onde participaram mais de duas centenas de alunos do Agrupamento de Escolas Campo Aberto, de Beiriz.

Levar novos tipos de música para fora do centro urbano é também uma marca diferenciadora deste Ciclo Coral-Sinfónico. De facto, o público teve oportunidade de assistir a concertos musicais de grande qualidade, sendo que para muitos foi a primeira vez que contactaram com este tipo de música. Guilherme Peixoto, Pároco de Amorim, mostrou-se muito satisfeito com a adesão do público, que lotou, nos três concertos, a Igreja de Amorim, sublinhando também que entre o público encontrou pessoas vindas de outros concelhos, como Porto ou Braga.

Muito elogiado, o primeiro Ciclo Coral-Sinfónico tem já sucessor. De facto, o Pároco de Amorim afirmou que já se pensa num segundo ciclo, que decorrerá no próximo ano.

No portal municipal pode consultar o dossiê informativo do Ciclo Coral-Sinfónico, onde pode encontrar o programa completo do evento e as biografias dos participantes.