A 14 de outubro, pelas 21h30, os poveiros são convidados a deslocarem-se ao Arquivo para participarem da tertúlia, em colaboração com o Targa Clube.

A iniciativa irá contar com a presença de pilotos vencedores dos rallies organizados na Póvoa de Varzim e incluirá ainda uma exposição sobre as “Memórias dos rallies na Póvoa de Varzim/Targa Clube”.

Adruzilo Lopes, António Rodrigues, Armindo Araújo, Fernando Batista, Fernando Peres, Joaquim Moutinho, Joaquim Santos, José Carlos Macedo, Manuel Mello Breyner, Mário Silva e Miguel Campos são os automobilistas que irão partilhar as experiências vividas na nossa cidade. A tertúlia terá como moderador o jornalista António Catarino.

 

Origem do Targa Clube

Foi em 1966 que quatro jovens residentes na área de Guerra Junqueiro, no Porto, pensaram constituir uma agremiação desportiva, exclusivamente dedicada aos desportos motorizados e que desse corpo à grande paixão que sentiam pela competição automóvel. Fucas Araújo Lima, Betó Sousa Pinto, Fernando Santos e Carlos Pinheiro Torres terão sido os promotores da ideia.

A escolha do nome do Clube baseou-se numa das mais antigas e prestigiadas provas italianas do calendário mundial de velocidade – a TARGA FLORIO.

Por outro lado, a palavra Targa, significa placa, em italiano, e foi essa a forma escolhida para emblema original do Clube desenhado pelo Betó Sousa Pinto e que constituiu, só por si, um enorme êxito. Bastará dizer que os autocolantes que reproduziam esse emblema eram disputadíssimos e, na rua, eram invariavelmente roubados dos carros que os possuíssem.

O Targa Clube viria a ser legalmente constituído e oficializado em 18 de Janeiro de 1967 e recebia o Alvará nº 25 como clube organizador de provas, emitido pelo Automóvel Club de Portugal.