Este Conselho é uma entidade com funções de natureza consultiva, que tem por missão tornar efectiva a participação dos jovens de Rates na melhoria da qualidade de vida da população jovem da freguesia.

Depois de nomeado pela Assembleia de Freguesia, o Presidente do Conselho Local da Juventude de Rates, Jorge Matias, endereçou o convite, nos termos do Regulamente do CLJR, às associações e organizações de jovens para designarem um representante para tomar parte no Conselho.

O Conselho Local da Juventude de Rates passou, pois a ser constituído pelos seguintes elementos:

Jorge António Jorge Domingues da Silva Matias – Presidente

António Rosmaninho Mariz – Membro da Assembleia de Freguesia

Manuela Patrícia Ervalho da Costa Ferreira – Membro da Assembleia de Freguesia

Marta Isabel Varzim Matias da Silva – Membro da Assembleia de Freguesia

Paulo Sérgio Santos Serra – Representante da Associação de Amizade de S.P. Rates

Marta Isabel Matias Ferreira da Silva – Representante do Agrupamento de Escuteiros

Sandra Bouça Nova – Representante do Rancho Folclórico

Rosa Maria Novais da Costa – Representante do Grupo de Jovens Re-Nascer

Sérgio Miguel dos Santos Matias da Silva – Representante do Clube de Tiro de Rates

Vítor Manuel Alves Oliveira Ferreira – Representante da Associação Ventos Peregrinos

António Sérgio dos Santos Ferreira da Silva – Representante da Lista Rates Acredita

Sara Cristina Ferreira Lopes – Representante da Associação Melodiartes

Bruno Miguel Campos Dourado – Representante do Núcleo do PSD

Carla Silva – Associação de Pais das Escolas do 1.º Ciclo de Rates

Depois de dar posse ao membros do Conselho Local da Juventude, Jorge Matias, salientou a sua satisfação por fazer parte de um projeto que dá a oportunidade aos jovens de, mais facilmente, manifestarem as suas opiniões junto do poder autárquico e, com ele, procurar encontrar as soluções mais adequadas.

Agradeceu ao jovens que aceitaram levar avante esta iniciativa e disse acreditar que este será um Órgão de que a freguesia se irá orgulhar de acarinhar.

Paulo João Silva, presidente da Junta de Freguesia de Rates, fez questão de realçar que os problemas e desafios que hoje se colocam à Juventude são cada vez mais complexos e diversificados, sendo muito importante que questões ligadas ao emprego, educação e à formação, saúde, habitação, ocupação de tempos livres, ambiente e outras questões e problemáticas relacionadas com a juventude sejam objecto de uma profunda e alargada análise e reflexão.

O Presidente da Junta manifestou a sua confiança no trabalho deste Conselho, e a certeza de que dele surgirão propostas que não só ajudem a dar resposta a variadas questões, mas também permitam criar condições para que os jovens intervenham e dêem o seu contributo para o desenvolvimento da Vila de Rates, permitindo-lhes uma participação activa, quer na resolução dos seus próprios problemas, quer na procura das soluções às suas legítimas aspirações.

Realçou, ainda que, nos termos do regulamento do CLJR, futuramente, poderão fazer parte do Conselho, também com direito a voto, quaisquer outros jovens de Rates que manifestem interesse na defesa dos interesses da Juventude de Rates, desde que propostos por, pelo menos um dos elementos do Conselho da Juventude.

Andrea Silva, Vereadora do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, também presente na cerimónia, manifestou satisfação pela iniciativa da Junta de Freguesia de Rates de constituir o Conselho Local da Freguesia e considerou exemplar a capacidade de resposta das associações e organizações de jovens locais, que prontamente designaram representantes para o Conselho Local da Juventude, bem como o notável sentido de responsabilidade dos jovens que aceitaram o desafio.

Acredita que muitos mais jovens virão a aderir a este processo e que o Conselho Local da Juventude de Rates será uma grande mais-valia para a freguesia.