Tomada de Posse

O Salão Nobre encheu-se de convidados e de público, que não quis deixar de assistir a esta cerimónia que marca a entrada em funções dos novos órgãos autárquicos municipais, depois das eleições do dia 9 de Outubro.
Na Câmara Municipal, o presidente, José Macedo Vieira, renovou o mandato pela quarta vez, o presidente da Assembleia Municipal, Álvaro Tavares Moreira, renova também o mandato e, quanto aos vereadores, tomaram posse pelo PSD Aires Pereira, Luís Diamantino, Afonso Oliveira, Pedro Matos e Manuel Angélico. Pelo Partido Socialista, foram empossados os vereadores Joaquim José Silva Garcia, Isabel Graça e João Carlos Sousa Lima.
No seu discurso de tomada de posse, Macedo Vieira  salientou que os poveiros sufragaram e demonstraram, uma vez mais, confiança no seu projecto político para a Póvoa. Um projecto que, nas suas palavras, “sustentadamente alicerçou, em estruturas físicas e dinâmicas sociais, as bases da cidade da Cultura e do Lazer e que, solidariamente, tem considerado o concelho como um todo, apostando na progressiva diluição das fronteiras entre o litoral e o interior”.

“A consolidação da Póvoa de Varzim como cidade da Cultura e do Lazer, rumo à Cidade do Conhecimento e a adopção de políticas de desenvolvimento sustentável” são, como referiu ainda José Macedo Vieira no seu discurso de tomada de posse, “os eixos em que deverão assentar as várias medidas que, integralmente, orientarão o desenvolvimento do concelho nos próximos anos”. Para este mandato, o recém-empossado Presidente referiu ainda como principais áreas de intervenção: o combate à exclusão social; uma maior qualidade e proximidade no planeamento e na gestão urbanística; a concretização dos grandes investimentos, que servirão de suporte à qualidade de vida no concelho; a promoção de uma maior proximidade entre a Administração e os Cidadãos.
Quanto a investimentos, a prioridade será o sector de água e saneamento que, disse Macedo Vieira, “queremos manter na esfera da gestão municipal”, continuando a fazer os investimentos necessários para a expansão e melhoria das redes de distribuição, no caso da água, e do processo de recolha e tratamento, no caso dos esgotos e lixo.