No âmbito deste Programa de Aceleração Social, o projeto de inovação e empreendedorismo social que representa o município da Póvoa de Varzim é o Topame Pesca.

O projeto foi apresentado ontem, 7 de fevereiro, por Tiago Sá a um grupo de trabalho do programa de experimentação e aceleração social, na Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira. Este grupo representa projetos de 10 dos 17 municípios da AMP.

A Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, esteve presente nesta apresentação.

O Topame Pesca é um projeto de Transformação e Otimização através de uma Plataforma de Análise e Modelação Ecológica: nos últimos anos, um dos gastos que maior aumento significativo sofreu, quer do ponto de vista empresarial quer familiar, foi o combustível fóssil, afetando principalmente a atividade pesqueira, que encarrega pessoal com mais precariedade. A criação de uma start up de base tecnológica, onde é prestado um serviço mais focado para o setor primário da Pesca pode ser a solução para reduzir os encargos com o consumo de combustível, bem como ajudar na procura de peixe e essencialmente uma responsabilidade social para com estas famílias que tanto necessitam de ajuda.

O Programa de Aceleração Social promovido pela AMP visa capacitar uma organização social por município, de forma a facilitar a angariação de financiamento e o crescimento das mesmas.

A Aceleradora Social AMP vem no seguimento de uma estratégia que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos pela Área Metropolitana do Porto. Através da aceleradora, pretende-se prestar um acompanhamento próximo do terreno a Iniciativas de Inovação  e Empreendedorismo Social (IIES) da região que se encontrem numa fase de desenvolvimento mais matura, com foco primordial na atração de financiamento e na maximização do seu impacto social.