A iniciativa marca o arranque da Campanha “Procuram-se Abraços” 2013 que tem como objetivo aumentar, na Póvoa de Varzim, a rede de famílias de acolhimento, a fim de diminuir o número de crianças institucionalizadas. Durante dois meses, a toponímia poveira irá evocar referências simbólicas ao projeto desenvolvido pela associação “Mundos de Vida”.

Para além disso, e porque a autarquia poveira também apoiou o Dia Nacional do Pijama, outra ação da associação, o município recebeu, hoje, um diploma de Concelho Pijama.

Andrea Silva, Vereadora da Ação Social, esclareceu que o projeto “Procuram-se Abraços” foi proposto ao Município da Póvoa de Varzim há cerca de dois anos no sentido de difundir a mensagem de acolhimento familiar de crianças, algo que ainda é pouco divulgado não só no nosso concelho, mas no nosso país.

Neste sentido, a autarca referiu-se às campanhas que a autarquia apoiou. “Em novembro do ano passado, a Associação “Mundos de Vida” promoveu o Dia Nacional do Pijama, que as nossas escolas integraram e tivemos cerca de 700 crianças a participar. Hoje, fechamos esse ciclo do Dia Nacional do Pijama com a entrega, por parte da Associação, do diploma de Concelho pijama à Póvoa de Varzim. Para além disso, fazemos a inauguração temporária de umas placas com nomes relacionados com famílias de acolhimento para reforçarmos a campanha “Procuram-se Abraços”.

Lucinda Delgado, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Póvoa de Varzim, afirmou que “estas iniciativas são bastante positivas porque nos fazem pensar nos direitos fundamentais das crianças. Não nos podemos esquecer que a nossa comunidade precisa de adquirir uma maior sensibilidade nessa área e tudo começa por apelar a uma família e aos direitos que as crianças têm. Nesse sentido, e tendo em conta que a Mundos de Vida procura, no nosso concelho, famílias que estejam na disposição de acolher crianças, devemos sensibilizar para que isso seja um caminho fácil porque precisamos de mais famílias de acolhimento para que as crianças não fiquem nas instituições.

Apesar de reconhecer que “temos boas instituições”, Lucinda Delgado considera que “uma família será, com certeza, o melhor”.

Manuel Araújo, Presidente da Associação “Mundos de Vida”, referiu tratar-se de um ato simbólico muito importante no âmbito da Campanha “Procuram-se Abraços 2013”, visando procurar mais famílias de acolhimento para crianças que não podem viver com os seus pais durante algum tempo.

O Município da Póvoa de Varzim associa-se à campanha, bem como um conjunto de outras instituições que integram a Rede “Procuram-se Abraços”, e todos juntos pretendem ir ao encontro da população do concelho através da inauguração do itinerário toponímico novo associado aos Direitos da Criança, informou.

O Presidente da Associação explicou que as ruas da cidade, durante dois meses, vão ter um nome alternativo. Na sua opinião, “através deste ato, chegaremos mais perto das pessoas, levando para a praça pública a campanha e associando toda a gente a este desígnio que é dar a todas as crianças a possibilidade de crescerem numa família. Este é um direito das crianças e um dever de cidadania”.

Manuel Araújo revelou que em Portugal há 8500 crianças que vivem separadas dos seus pais, em Centros de Acolhimento. No seu entendimento, as crianças cresceriam melhor no seio de uma família e, por isso, a Associação Mundos de Vida procura famílias para acolherem essas crianças. As famílias interessadas devem contactar a Associação através do telefone 2582 499 018, email mundosdevida@mundosdevida.pt ou na internet www.mundosdevida.pt. Após o contacto, as famílias recebem formação e são integradas na Bolsa de Famílias de Acolhimento. Quando solicitada pela Segurança Social, a Associação encarrega-se de escolher a família com perfil mais adequado a cada criança.