Este ano, estão a ser desenvolvidas, nas instalações da OTIIMA ArtWorks, as residências artísticas “No Entulho” que visam a pesquisa, produção artística e partilha do respetivo trabalho desenvolvido num ambiente rural-industrial, longe dos centros artísticos.

Na passada sexta-feira, 9 de março, foi apresentado o trabalho desenvolvido pelo primeiro artista desta residência, “Sans toi ni loi” de Jérémy Pajeanc.

Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal e o Presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira e Afonso Pinhão Ferreira, bem como o Diretor Executivo da OTIIMA, José Maria Ferreira, que deu a conhecer a sua empresa.

Jérémy Pajeanc aproveitou a residência para dar visibilidade ao tema do fluxo migratório dos refugiados na cidade de onde é natural – Calais, no Norte de França – e denunciar os atos bárbaros e inumanos que lá foram praticados. O artista reproduziu mensagens que viu pintando-as com ácido no vidro de modo a que não possam ser removidas. Espera, com isso, que a mensagem permaneça para sempre e consiga apelar a algumas consciências. “Aqui, deram-me meios, condições e à vontade para que isso fosse feito”, transmitiu Jérémy Pajeanc.

Os cinco artistas residentes desta primeira edição “No Entulho” foram desafiados a intervir, criar ou modificar materiais que estão inutilizáveis nesse espaço o chamado entulho. Estão disponíveis ferro, aço, vidro ou alumínio, matérias-primas às quais se juntam espaços e meios vocacionados para a produção, seja em pequena, média ou grande escala. Parte-se assim de uma política de reutilização para então transformar matéria destinada à sua acumulação sem finalidade em matéria de valor.

Desde o processo de conceção, planeamento, desenho técnico, produção, montagem e instalação, até aos detalhes finais, a OTIIMA ArtWorks atende a todas as necessidades dos artistas. Operando num campo multidisciplinar, também podem ser desenvolvidos trabalhos de curadoria, desenhos de exposições e trabalhos gráficos associados aos diferentes projetos artísticos.