D. Jorge teve oportunidade de
visitar hoje a exposição Arte e Devoção – Peregrinagem e ex-votos de
poveiros no Santuário de Nossa Senhora da Abadia
, que está no Posto de
Turismo e que se realiza em paralelo com o congresso, numa parceria entre a
autarquia e a Turel.

Ao início da tarde esteve em
análise o mercado, a procura e o Marketing do turismo cultural e religioso,
tema que reuniu, sob a moderação de Cláudia Simões, da Universidade do Minho,
representantes das agências Atlântico e Geotur, Paula Acherman e Francisco
Moura, respectivamente, e António Palma Figueiredo, em representação do Inatel.

Na abertura deste primeiro painel
da tarde, a moderadora sublinhou a importância de as agências e operadores
turísticos darem a devida atenção aos mercados e respectivas exigências, de
forma a desenvolverem produtos turísticos de sucesso, tendo aqui imensa
importância a realização de estudos de Marketing. Os participantes convidados
construíram as suas intervenções em torno das suas próprias experiências
profissionais, demonstrando, precisamente, a atenção dada à criação dos
produtos de forma a dar resposta às exigências dos viajantes. Paula Acherman
referiu a criação por parte da sua agência, em 1993, de um departamento
especializado na realização de peregrinações a Santiago de Compostela,
departamento esse, que segundo esta técnica, tem sido muito bem sucedido.
Havendo em Portugal cinco caminhos de Santiago e beneficiando o país da
proximidade com Espanha, Paula Acherman revelou ser grande o número de pessoas
que procuram também fazer uma rota de ligação entre os santuários de Santiago,
Fátima e até Lourdes, em França, incluindo ainda neste roteiro uma visita à
cidade de Braga.

António Palma Figueiredo apresentou
o inatel, os vários programas,
como termalismo, ou o turismo sénior, e a sua vasta rede de centros e
equipamentos em Portugal, onde se incluem estruturas desportivas e até
culturais, como o Teatro da Trindade, adquirido em 1962. Tutelado pelo
Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, o inatel surgiu em 1935 com a designação de Fundação Nacional
para a Alegria no Trabalho e continua a apoiar o desporto, o turismo e a
cultura, sendo, por isso, vasta a sua área de actuação.

O representante da Geotur abordou
a forma como a sua agência se tem especializado na área do turismo cultural e
religioso a nível mundial, através da criação de programas de viagem onde é
nítido o cuidado na escolha dos itinerários, de forma a privilegiar os locais
essenciais num roteiro desta natureza. Um dos programas implica mesmo que o viajante
assista a uma acção informativa antes da realização da viagem, sendo-lhe
fornecido o material informativo necessário para acompanhar um percurso que tem
depois como guia um professor universitário. A concluir, Francisco Moura deixou
a crítica ao Plano Estratégico Nacional de Turismo (pent 2015) que, na sua opinião, deixa de fora o turismo
religioso e deixou a questão de o santuário de Fátima não ter ainda obtido
qualquer tipo de classificação internacional, enquanto monumento de interesse
cultural, religioso e turístico.

Esta manhã os congressistas
dividiram-se por três grupos, cada um correspondente a um tema diferente, que
depois se subdividia na análise de casos práticos e nas comunicações de outros
oradores convidados. “O desenho e a gestão de rotas culturais”, “Cultura,
turismo e comunidades locais” e “Turismo religioso e peregrinações” foram os
três grandes temas em análise e onde se abordaram, uma vez mais, casos
nacionais e estrangeiros.

O Congresso de Turismo Cultural e Religioso
entra amanhã no seu último dia com uma visita às cidades de Braga e Guimarães,
de manhã, e com a apresentação das conclusões, a partir das 14h30.