Recolher opiniões e envolver os Presidentes das Juntas na gestão autárquica é um dos objetivos da iniciativa com vista a persecução de um mandato de proximidade. Neste sentido, todos os responsáveis das freguesias foram ouvidos e deram o seu contributo para a elaboração do Plano de Atividades do próximo ano.

Uma vez mais, Aires Pereira pediu colaboração para sinalizar famílias carenciadas no concelho, anunciando que o Município irá disponibilizar, em 2014, um Fundo Social para que “não haja excluídos e possamos ajudar as pessoas que efetivamente precisam”.

O Projeto de Reabilitação da Zona Costeira e das ribeiras é uma das preocupações para Aguçadoura, contemplando a construção de passadiços ao longo da costa e a construção de um equipamento de apoio à praia de Paimó, no Largo do Cruzeiro.

No que às ribeiras diz respeito, Aires Pereira já solicitou a intervenção da Agência Portuguesa do Ambiente, no sentido de virem fiscais para o terreno e sensibilizarem as pessoas para a limpeza das linhas de água.

Esta é uma obrigação dos confrontantes que não têm cumprido com essa responsabilidade e mesmo com a intervenção do Serviço de Proteção Civil da Câmara Municipal não tem sido possível repor os limites às linhas de água, nem mantê-las limpas.

Outra questão importante para a freguesia consiste na criação de uma área de armazéns, uma zona comercial, com ligação à EN13, que concentrasse as empresas hortícolas e permitisse melhores condições de comercialização.

Fernando Rosa solicitou o apoio da autarquia para iluminação pública e manutenção de alguns caminhos, nomeadamente, a Rua dos Quatro Caminhos que liga Aguçadoura a Navais.

A criação de um Parque de Lazer junto à Capela de São Tomé é um dos grandes anseios de Armandino Domingues que contará com a colaboração da Câmara Municipal para a execução de um projeto, dotando a Estela de um espaço aprazível onde as pessoas se possam encontrar.

Tal como em Laundos e Balasar, também na Estela será efetuado o levantamento de necessidades em termos de saneamento para definir prioridades de intervenção.

Armandino Domingues pediu a colaboração do município para instalação de iluminação pública na Rua da Serralheira e reforce de pintura de passadeiras e separador da antiga EN13.

E na Estela terminou o roteiro de visitas realizado pelo executivo municipal, liderado por Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Todos foram ouvidos e tiveram oportunidade de manifestar os seus anseios para as freguesias nos próximos anos. Garantida ficou a disponibilidade do município para colaborar.