No âmbito das comemorações, realizou-se na passada sexta-feira à noite, a Sessão Solene de Homenagens, na Junta de Aguçadoura. Foram distinguidos Daniel Fontes, fundador e diretor do boletim informativo “Terra Viva” há mais de 26 anos, e Alberto Fernandes da Silva, que presidiu à Junta de Navais durante quase 30 anos, pelo contributo que deram para o desenvolvimento das freguesias de Aguçadoura e Navais.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente na sessão e enalteceu o trabalho realizado pela União de Freguesias de Aguçadoura e Navais ao longo destes três anos, sublinhado o “exemplo de humildade e cooperação”.

Sobre os homenageados, o edil considerou “justíssima” a homenagem a Daniel Fontes, que há mais de 26 anos dirige o jornal “Terra Viva”, alargando a distinção a toda a imprensa local. O autarca transmitiu que “felizmente, temos na Póvoa de Varzim dois jornais e uma rádio e há uma tradição muito grande no que diz respeito ao jornalismo local. Esta homenagem é também um incentivo aos mais jovens para que apareça mais gente no sentido de manter esta pujança”.

Quanto a Alberto Silva, o Presidente referiu que o conhece desde 1988, altura em chegou à Câmara Municipal. Aires Pereira revelou que “tive o grato prazer de trabalhar com ele e sou testemunha da sua disponibilidade e amor à terra. Nele reconheço a importância do comprometimento, dedicação e política de proximidade, junto das pessoas, que também procuro fazer no meu trabalho autárquico”.

Para Fernando Rosa, Presidente da União de Freguesias de Aguçadoura e Navais, Daniel Fontes e Alberto Silva “são duas pessoas que dedicaram muito da sua vida à causa vida à causa pública, com empenho e sabedoria ao serviço desta terra”.

O Presidente da União espera que “estas duas referências de dedicação à causa pública sirvam de exemplo aos vindouros para que a nossa terra continue na senda do desenvolvimento”.

As comemorações do 3º aniversário da União de Freguesias de Aguçadoura e Navais prosseguiram no sábado, com a conferência intitulada “A saúde mental nas pessoas mais velhas”, por Horácio Firmino, presidente da Associação Europeia de Psiquiatria Geriátrica (2012-2014) e membro da Comissão Cientifica da Alzheimer Portugal. As celebrações terminaram no domingo, com uma missa solene na Igreja Paroquial de Aguçadoura, e com o VII Circuito Amigos do Rui Costa.