Intituladas “A Idade do Futuro”, as Jornadas serão dedicadas aos idosos e às alterações que acompanham o processo de envelhecimento, com o objetivo de integrar novos pontos de vista na temática da medicina familiar. A escolha deste tema pela organização, deve-se à evolução da pirâmide etária da população, bem como ao potencial de experiência e saber acumulado, que esta idade representa.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira e a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz são convidados de honra para a Cerimónia de Abertura do evento.

Entre os palestrantes, destaque para a presenças de especialistas como Sofia Duque (medicina interna), Célia Machado (neurologista no Hospital de Braga), Filomena Santos (psicóloga no Hospital Lusíadas-Porto), Júlio Machado Vaz (psiquiatra e professor de antropologia médica da FMUP), Pedro Norton (diretor do Serviço de Saúde Ocupacional do HSJ), entre muitos outros nomes de peso na área da saúde.

A animação artística do evento estará a cabo da Universidade Sénior da Póvoa de Varzim e do Grupo Coral Sénior da Universidade Sénior de Vila do Conde – Associação “O Tecto”.

Consulte o programa completo das 1ªs Jornadas da USF do Mar.

Constituída a 22 de junho de 2009, com vista a resolver um problema de utentes inscritos sem médico de família (17.051 na altura), a USF do Mar é formada por um grupo de 8 médicos, 8 enfermeiros e 6 administrativos. Atualmente presta cuidados de saúde a 14.000 utentes, dos quais 5.452 já faziam parte das listas dos médicos que integram a equipa.