O Auditório Municipal de Vila do Conde acolheu estas Jornadas, intituladas “A Idade do Futuro”, que foram integralmente dedicadas aos idosos e às alterações que acompanham o processo de envelhecimento, com o objetivo de integrar novos pontos de vista na temática da medicina familiar. A opção por este tema deveu-se à crescente evolução da pirâmide etária da população, bem como ao potencial de experiência e saber acumulado, que representa a terceira idade.

Entre os palestrantes, destaque para a presenças de especialistas como Sofia Duque (medicina interna), Célia Machado (neurologista no Hospital de Braga), Filomena Santos (psicóloga no Hospital Lusíadas-Porto), Júlio Machado Vaz (psiquiatra e professor de antropologia médica da FMUP), Pedro Norton (diretor do Serviço de Saúde Ocupacional do HSJ), entre muitos outros nomes de peso na área da saúde.

Durante os dois dias da iniciativa, foram ainda disponibilizadas várias oficinas de trabalho, que visaram os “apoios técnicos para idosos”, a “avaliação geriátrica global” e a “nutrição no idoso”.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira e a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz foram os convidados de honra da Cerimónia de Abertura do evento, que contou com animação artística, promovida pela Universidade Sénior da Póvoa de Varzim e pelo Grupo Coral Sénior da Universidade Sénior de Vila do Conde – Associação “O Tecto”.

Constituída a 22 de junho de 2009, com vista a resolver um problema de utentes inscritos sem médico de família (17.051 na altura), a USF do Mar é formada por um grupo de 8 médicos, 8 enfermeiros e 6 administrativos. Atualmente presta cuidados de saúde a 14.000 utentes, dos quais 5.452 já faziam parte das listas dos médicos que integram a equipa.