A campanha de vacinação vai decorrer todo o Inverno e é gratuita para pessoas com 65 ou mais anos de idade e para pessoas vulneráveis residentes ou internadas em instituições, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora.

Apesar de ser uma doença normalmente benigna, a gripe pode ser responsável por alguns problemas de saúde graves nos cidadãos mais vulneráveis, podendo inclusivamente provocar pneumonia, internamento hospitalar ou mesmo a morte. Desta forma, a vacinação anual contra a gripe é decisiva como medida de prevenção nos grupos mais fragilizados da população e como forma de prevenir as complicações da doença.

Para além da vacinação, deve seguir algumas recomendações para evitar a propagação da doença. Quando se assoar, espirrar ou tossir deve lavar as mãos, com água e sabão. Cubra o nariz e a boca sempre que tossir ou espirrar, usando um lenço de papel ou o braço, nunca as mãos. No final, deite sempre os lenços de papel no lixo.

Se tiver febre, tosse e dores de cabeça ou musculares ligue para a Saúde 24, através do número 808 24 24 24, em vez de correr para as urgências. Para mais informações pode aceder ao portal da Direção-Geral de Saúde.