A peça, apresentada em co-produção entre o Varazim Teatro e a MAO – Marionetas Actores e Objectos, foi escrita a partir do conto com o mesmo nome de José Eduardo Águalusa. Conta a história de uma girafa que é diferente das outras porque anda com a cabeça nas nuvens e come estrelas, só porque gosta do seu paladar e acredita que assim renova o céu e dá-lhe mais brilho. Esta girafa, a Olímpia, faz amizade com uma galinha-do-mato, Margarida, que apesar de ter de fazer muito esforço para pensar, gosta de pensar e vive numa casa, nas nuvens. Com ela vai viver algumas aventuras “estranhas”. Olímpia também tem saudades da avó que já foi para céu, acredita nos anjos e não se importa mesmo nada de ter amigos diferentes.

«A Avó Rosália, mãe de D. Augusta, dissera-lhe que os anjos dormem nas nuvens. Também lhe dissera que quando as pessoas morrem se transformam em anjos. Dissera-lhe isto pouco antes de morrer». Lê-se no texto original, numa interessante abordagem à morte que nos leva aos caminhos do teatro visual, com possíveis narrativas iconográficas e metafóricas com nuvens, estrelas e savana.

Com os actores transformados em anjos rockeiros, o público parte numa viagem para aprender mais alguma coisa sobre o significado da amizade e a beleza da diferença, mas sempre neste universo que caracteriza esta obra do autor, José Eduardo Águalusa, muito diferente, belo e estranho!

 Os bilhetes podem ser adquiridos uma hora antes, no local do espectáculo, e respeitam o seguinte preçário: 5 euros – bilhete normal; 3,75 euros – bilhete para menores de 25 ou maiores de 65 anos, estudantes, reformados, desempregados, portadores de deficiência e ainda grupos de mais de 8 pessoas; 2,50 euros – sócios do Varazim Teatro; bilhete família: grupos familiares de 3 ou mais pessoas beneficiarão todos do bilhete com desconto (desde que pelo menos 3 tenham mais de 12 anos).

Ainda em Maio o Varazim Teatro inicia um novo espaço de criação com Oficinas de Fim de Tarde no seu Espaço d’Mente, a primeira dedicado à criatividade do Corpo e orientada por Edite Amorim, psicóloga, com master em Análise e Condução de Grupos e formação em Trabalho Corporal Integrativo em Barcelona. É professora de trabalho sobre o Corpo no Curso de Música nos Hospitais e co-coordenadora do Projecto Jogos de Corpo e Voz. O Workshop decorre no dia 30, entre as 18h30 e as 21h30 e tem um custo de 5 euros, sendo que é necessária inscrição prévia. 

O Espaço d’Mente situa-se na Rua da Fortaleza, nº20. Pode obter mais informações visite o portal do Varazim Teatro, em www.varazimteatro.org. Pode também enviar um e-mail para vt@varazimteatro.org ou telefonar para os seguintes números: 252 622 192 ou 916 439 009.