Além de poderem saborear um delicioso lanche “preventivo” (com o apoio do Centro Nutrição e Alimentação Mimosa),  composto por alimentos que ajudam na prevenção da osteoporose como o leite e seus derivados, os participantes podem ainda fazer um rastreio gratuito para detectar esta doença degenerativa dos ossos. A análise é feita no pulso e os resultados são obtidos em poucos minutos.

Depois de feito o rastreio, tem lugar uma reunião informativa onde vão estar presentes médicos de diferentes áreas de especialização. São eles o Dr. Albino Aroso, antigo Secretário de Estado da Saúde e figura conhecida pelas suas causas públicas na área da saúde, Dr. Domingos Araújo, Dr.ª Fátima Borges, Dr. Fernando Almeida e Dr. Jorge Pereira, que vão falar da doença sob as perspectivas da sua especialidade, como do ponto de vista endocrinológico ou ginecológico (já que a osteoporose manifesta-se especialmente em mulheres durante a menopausa).

O lanche terá, então, lugar no final da reunião informativa, sendo esta a forma encontrada pela associação de informar as pessoas sobre os alimentos que evitam as perdas de cálcio e consequente enfraquecimento dos ossos. Aproveitando o carácter informal do lanche e a permanência dos médicos convidados, os participantes poderão gozar de um contacto mais directo e de índole particular com os médicos para pôr as suas dúvidas ou ouvir um conselho.  

Esta é uma iniciativa que já correu outros municípios, desde a formação da A.P.O., há nove anos atrás. Faz parte do plano de intervenção e consciencialização da população portuguesa, que, nas palavras de Maria Antónia Machado, secretária executiva da associação, está muito mais  informada e consciente da doença. “ Já fizemos muitas reuniões e a diferença entre o número de participantes nas reuniões há uns anos atrás é abismal quando comparada com as reuniões mais recentes. As pessoas participam muito mais”.

A osteoporose é uma doença silenciosa, que raramente apresenta sintomas. Os ossos ficam mais finos, logo mais frágeis e sujeitos a fracturas. Assim, a prevenção e o rastreio  assumem-se como ferramenta vital para evitar a doença ou descobri-la demasiado tarde.

Este é um evento que conta ainda com o apoio do Governo Civil do Distrito do Porto.