Num ambiente informal, videoclipes nacionais e internacionais em competição no Festival passaram, ontem à noite, nos ecrãs do Plastic, Dali Daki, Brisa, Oito Zero e Diana Bar. São 36 videoclipes nacionais a concurso, distribuídos por três sessões, que suscitam o interesse do público. Destacam-se, num painel de extrema qualidade, artistas como David Fonseca, Blasted Mechanism, Moonspell, Boss AC, Buraka Som Sistema, Pedro Abrunhosa e X-Wife e os realizadores portugueses Rui de Brito e Pedro Cláudio.

No contexto internacional, competem 95 videoclipes marcados pela qualidade e diversidade, que inclui algumas surpresas e grandes estrelas mundiais como os Gnarls Barkley, Black Eyed Peas e os U2. Marcam também o sucesso do ViMus, nomes como Kanye West, Bob Sinclar, Pet Shop Boys, Scissors Sisters e Wolfmother, o que constitui, só por si, um eloquente sinal do prestígio que o festival conseguiu granjear logo na sua primeira edição. A competição internacional do ViMus inclui, também, dois dos mais populares vídeos deste ano: «Get Down» dos Groove Armada (realizado pela incomparável Pleix) e «Dance Tonigh» de Sir Paul McCartney da autoria de Monsieur Michel Gondry.

vimus 03

Para além dos trabalhos em competição, a noite de ontem ficou também marcada por uma compilação dos videoclipes realizados em Espanha nos últimos anos, “Eclectia”, que foi exibida no Brisa Café. Este projecto é da autoria de Luís Cerveró, que nos oferece, nesta retrospectiva, uma visão da actual situação do videoclipe espanhol e um panorama contemporâneo atendendo aos diferentes estilos dos realizadores. Os vídeos seleccionados cativaram o público pela sua criatividade, talento e imaginação que se conjugam com música e imagens numa fusão de extrema qualidade.

A primeira tarde do ViMus reuniu audiência no Diana Bar onde foi dado a conhecer o primeiro bloco da Competição Nacional de Videoclipes e foi exibido o videodocumentário Enciclopédia Hip Hop, uma peça documental de Uncle C, que expõe a cultura Hip Hop através de uma pequena handycam digital, com imagens obtidas ao longo de três anos nos mais diversos espaços.

vimus 04 vimus 05

“Kaló, Filipe, Calhau e André personificam o rock’n’roll que define os Bunnyranch, uma das mais estimulantes bandas portuguesas, surgida do contexto rock’n’roll que caracteriza Coimbra. Com apenas 4 anos de vida, um Ep e um Lp lançados contam já com actuações em Espanha, Holanda, Inglaterra e por todo o país. O seu som incaracterístico e explosivo aliado à sua postura em palco são uma das marcas da banda. É acompanhando os quatro de perto, na sua relação com os amigos, a música e a cidade, que nos apercebemos que é a sua atitude, carisma e estilo de vida peculiar que os distingue, fazendo deles uma banda tão promissora. Os Bunnyranch parecem imparáveis, no entanto algo vai acontecer que mudará a banda para sempre.” Esta é a história de Rockumentário, um dos videodocumentários nacionais em competição, realizado por Sandra Castiço, aluna de Cinema da UBI, que arrebatou vários prémios em Viana do Castelo, e que, ontem à noite, atraiu a assistência ao Brisa Café e, mais tarde, ao Diana Bar.

O Festival está na rua e a noite de hoje (Sábado) irá propiciar mais momentos marcados pela variedade e qualidade do Vídeo Musical. Terá oportunidade de conhecer três novos videodocumentários nacionais em competição Nubai-O Rap Negro de Lisboa de Octávio Raposo, Não me obriguem a vir para a rua gritar (sobre Zeca Afonso) de João Pedro Moreira e Filhos do Tédio (sobre os Tédio Boys) de Rodrigo Fernandes que estarão a ser exibidos pelos diferentes espaços.

Pelas 18h30, no emblemático Diana Bar, o ViMus oferece uma retrospectiva da obra de José Pinheiro que irá permitir ao público conhecer, através de uma criteriosa selecção de 25 vídeos complementada por uma dezena de videodocumentários e videoconcertos, o trabalho do mais produtivo e veterano realizador português de videoclipes. A ordenação cronológica deste projecto constitui uma autêntica narrativa da evolução do panorama vídeo musical nacional nas últimas décadas.

Para quem ainda não teve oportunidade de assistir à retrospectiva espanhola “Eclectia”, poderá fazê-lo, esta noite, às 23h30, no Oito Zero.

As entradas no Festival são gratuitas, mediante levantamento de bilhete, condicionadas apenas pela lotação dos espaços.

Poderá aceder a toda a informação actualizada sobre o Festival aqui, nomeadamente programa pormenorizado.

O Festival ViMus – Festival Internacional de Vídeo Musical é organizado pela Câmara Municipal, em parceria institucional local com o Cineclube Octopus e com o Alto Patrocínio do Instituto de Turismo de Portugal, no âmbito do programa “Animapóvoa”.