A iniciativa terá lugar no Auditório Municipal, amanhã, a partir das 9h00, e será dirigido a profissionais de saúde.

A Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, fará a Sessão de Abertura juntamente com a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz.

A primeira Mesa da manhã será dedicada ao tema ReConhecer e contará com as intervenções de Rosália Rajão Braga (Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar e Coordenadora da Unidade de Saúde Familiar (USF) Casa dos Pescadores), Vera Pires (Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar e Membro da EPVA do ACeS Póvoa de Varzim/Vila do Conde), Marlene Fonseca (Assessora técnica do Gabinete de Apoio à Vítima do Porto – APAV) e Manuel Albano (Representante do CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género).

Dentro deste tema central serão discutidos três assuntos: “Alertar consciências”, “O que é a violência e a vítima?”, e “Apoio à vítima”.

A segunda Mesa terá como ponto central “A importância da saúde mental e a preparação da vítima até à fase da denúncia” e contará com as intervenções de  Ana Lima de Carvalho (Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar e Membro do Conselho Técnico da USF Casa dos Pescadores), Paula Silva (Assistente Social do CHPVVC), Marta Queirós (Médica Interna de Formação Específica de Psiquiatria do Hospital Magalhães Lemos) e Paula Alexandra (Psicóloga do Espaço Família de Aver-o-Mar). “Proteção social”, “Vulnerabilidade patológica” e “Apoio psicológico, é sempre necessário?” são os três subtemas desta segunda Mesa.

O terceiro assunto trazido ao Auditório Municipal será “O que diz a legislação portuguesa?”, com Elisabete Santos (Enfermeira e Membro da EPVA do ACeS Póvoa de Varzim/Vila do Conde), Nair Rosas Pinto (Médico Especialista de Medicina Legal), Inês Folhadela (Consultora Jurídica da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos), Fernando Rodrigues (Coordenador do GAIV – Gabinete de atendimento e informação à vítima, do Comando Metropolitano do Porto). “Lei e sigilo médico”, “A vítima está protegida?”, “Medicina legal, onde e como atua?” vão ser os três temas abordados.

Finalmente, a última Mesa será dedicada à “Articulação cuidados de saúde primários e cuidados de saúde secundários” e contará com as opiniões de Maria José Campos (Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar e Presidente do Conselho Clínico do ACeS Grande Porto IV Póvoa de Varzim/Vila do Conde), Manuel Morim (Diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde), Manuel Mário Sousa (membro da Direção da Associação Portuguesa Grupos Balint), Andreia Rodrigues Silva (Médica Interna de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar do ACeS Póvoa de Varzim/Vila do Conde), Luísa Eça Guimarães (Médica Interna de Formação Específica em Medicina Interna do CHPVVC). “Abordagem nos Serviços de Saúde”, “Gestão de emoções numa consulta de violência interpessoal – abordagem numa perspetiva balintiana” serão abordados pelos intervenientes.