A proposta foi apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, pela equipa ter conquistado, a 28 de junho, pela primeira vez, o título de campeão nacional Sub-13 misto disputado em Portugal. “São atletas que estão a iniciar a sua atividade e é bom que a Câmara esteja atenta a estes fenómenos”, constatou, acrescentando que “o polo aquático tem uma importância cada vez maior na cidade”.

Foi aprovado o Protocolo de Parceria com o Grupo de Ação Local “Litoral Rural”, no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) das zonas rurais, que “irá permitir a apresentação de candidaturas até 100 mil euros de entidades que não a Câmara Municipal e que envolve, neste caso as freguesias do concelho da Póvoa de Varzim com características rurais como são Rates, Balasar, Beiriz, Estela e Aguçadoura”. Aires Pereira explicou que “a criação destas DLBC’s permite a contratualização para um montante global dos projetos diretamente e, depois, é a Comissão Executiva desta DLBC que decide e tem uma relação de muito maior proximidade e muito mais célere na aprovação destas candidaturas que pretendem dinamizar a economia local e incentivar o empreendedorismo. O Município conseguiu, em conjunto com os Municípios de Santo Tirso, Trofa, Maia, Matosinhos e Vila do Conde, aprovar esta DLBC que tem muita importância na relação direta com as associações e os preponentes”.

No âmbito dos apoios municipais, o edil destacou o do Centro Social Paroquial de Terroso, que investiu mais de 227 mil euros em obras de conservação e de instalação de energias renováveis, executadas no seu lar residencial. A Câmara decidiu atribuir um subsídio no montante de 50 mil euros para ultimar este projeto.

Ao Núcleo Cego do Maio do Corpo Nacional de Escutas atribuíram 2.500,00€, atendendo ao apoio pedagógico desta entidade na realização do Acampamento Juvenil.

A propósito da Campanha de Escavação da Cividade de Terroso foi aprovada a atribuição de 5 mil euros ao Grupo dos Amigos do Museu para a continuação dos trabalhos.

Foi também aprovada a atribuição de subsídios às associações que participaram na edição de 2015 do Plano de Promoção de Atletismo. O valor total dos subsídios é de 7.830,00€.

O executivo aprovou ainda um conjunto de apoios para as várias atividades de verão no nosso concelho, como são os festivais folclóricos.