“Desde sempre profissionalmente ligado ao mar, quer como mergulhador, quer como patrão do salva-vidas, José da Mata era conhecido e admirado no meio (quer pelos pescadores, quer pelos velejadores e praticantes do recreio náutico), fosse pelo profundo conhecimento do oceano e dos seus segredos, fosse pela disponibilidade com que acorria a avarias técnicas. Aliás, a sua familiaridade com este meio era tal que, muito jovem, trabalhou, como mergulhador, nas obras da última fase do Porto de Pesca. E, não raro (sempre que se impunha a necessidade de alguma reparação, ou em inspeções preventivas), mergulhou nos poços e nas captações de água da Câmara.

Filho de Leonardo Graça da Mata, o conhecido criador da Rabanada Poveira, José da Mata participou, muitas vezes, a pedido do Serviço de Turismo, em ações promocionais desta iguaria, algumas delas na televisão. Mas o que o tornou, efetivamente, uma referência no seio da comunidade piscatória e dos desportos náuticos foi a bravura verdadeiramente heroica com que algumas vezes enfrentou o mar, salvando vidas em perigo.

A Marinha Portuguesa prestou-lhe, em tempo, a homenagem devida. E no Clube Naval, de que foi sócio e que por muitas formas serviu, o seu exemplo orientou gerações.

À família enlutada, a Câmara Municipal apresenta o seu cartão de pêsames”.

O executivo municipal aprovou um Protocolo de Colaboração com a Universidade do Porto, visando o estabelecimento de uma relação de parceria entre as Partes, com vista ao desenvolvimento de atividades conjuntas em prol da sensibilização do mundo académico para a importância da empregabilidade. Para o edil, este é um “protocolo muito importante porque representa um passo muito significativo por parte das universidades na abertura às autarquias e na colocação de jovens universitários em ambiente de trabalho e que pode resultar numa mais-valia significativa nas formações para poderem ter uma aplicação mais direta sobre o mercado de trabalho. Nesse sentido, fomos contactados pela Universidade do Porto e, hoje, foi aprovado, nesta proposta de protocolo, o que representa uma mudança significativa naquilo que foi até hoje a postura das universidades relativamente às necessidades que o mercado vai colocando no que diz respeito a formação superior”.

Foi aprovado o contrato dos serviços de Medicina Laboral para os próximos dois anos e a aquisição do Espólio Queirosiano do Arq. Campos Matos, pelo preço de 20 mil euros, que ficará na Biblioteca Municipal. O edil referiu-se a Campos Matos como “uma das pessoas que mais se tem dedicado ao estudo de Eça de Queirós e tem um espólio imenso que vai ficar na posse da Câmara Municipal como sendo o embrião de um futuro Centro de Estudos Queirosianos que a Câmara irá promover”.

O executivo municipal aprovou o apoio financeiro à Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira para aquisição de um veículo automóvel de transporte de passageiros, cujo preço de compra é de 19 mil euros. Foi ainda aprovado o apoio à Confraria do Santíssimo Sacramento para a organização da Semana Santa. Para o edil, este é “um dos eventos mais marcantes da nossa cidade. É uma altura em que muita gente nos visita para participar nas cerimónias e viver o ambiente da Semana Santa na Póvoa de Varzim. Daí, o apoio de 10 mil euros para a realização deste importante evento na nossa cidade”.

Também foi aprovado o apoio para a Irmandade do Senhor dos Passos de S. Pedro de Rates, uma comparticipação nos custos da atuação da Banda Musical da Póvoa de Varzim, a realizar no âmbito das Festividades do Senhor dos Passos e para a Centro de Desporto e Cultura Juvenorte para a conceção dos tapetes de flores nas Festas de Nossa Senhora do Desterro.

O executivo aprovou o apoio financeiro e logístico para o Centro Desportivo e Cultural de Navais para a “Clássica da Primavera”, que será realizada a 6 de março, e o apoio para o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim para a realização do Torneio Internacional de Ténis de Mesa.