O voto de pesar foi dirigido à família e à estrutura da Fundação Eça de Queiroz, pelo falecimento de Maria da Graça Almeida Salema de Castro, principal impulsionadora da referida Fundação, a cujo Conselho de Administração presidiu.

Quanto aos votos de louvor, o município da Póvoa de Varzim distinguiu o jovem poveiro Noel de Miranda, pelo importante contributo da sua investigação na área do tratamento do cancro colo-rectal, também conhecido como cancro intestinal, que constituiu a segunda causa de morte por doença oncológica em Portugal.

Na área do desporto, foram atribuídos votos de louvor a vários atletas de diferentes modalidades: Futebol de Praia; Futvólei; Natação; Tiro e Basquetebol.

“O município da Póvoa de Varzim, que tem incentivado a prática desportiva na praia, e que está certo de que a crescente notoriedade da modalidade vai gerar efeitos muito positivos entre nós, quer sobretudo realçar, e louvar, a colaboração, reconhecidamente importante, do poveiro Bruno Torres, um dos componentes da seleção que consagrou Portugal como o melhor praticante europeu e mundial de Futebol de Praia.

Igualmente no Futvólei, modalidade cuja dimensão e expansão carecem de melhor estrutura organizativa, a Póvoa de Varzim marca posição de relevo, com praticantes (duplas de participantes) vencedores de dois campeonatos, um através do Clube Desportivo da Póvoa, outro através do Varzim Sport Club.

Participando, em representação de Portugal, no recente Campeonato do Mundo de Masters, realizado em Kazan, na Rússia, o nadador poveiro Adriano Niz conquistou duas medalhas de ouro, nas provas de 200 metros. Adriano Niz, que fez questão de ostentar, no centro do pódio, uma camisola que proclama a Póvoa de Varzim como “um concelho em forma”, não esconde, nunca, a sua condição e o seu orgulho poveiro. Louve-se, pois, não apenas o seu notável desempenho desportivo, mas também o seu contributo para a promoção da sua cidade natal.

No recente (e XVI) Campeonato Europeu de Tiro de Pólvora Preta, que se realizou na última semana de Agosto em Barcelos, Portugal sagrou-se campeão por equipas. E do trio de atiradores da nossa seleção fez parte (nesta competição, como noutras, desde há alguns anos, e quase sempre com desempenhos merecedores de relevo) o ratense Adelino Rocha, a quem o município endereça o merecido louvor.

A poveira, e atleta do Clube Desportivo da Póvoa, Ana Ramos foi recentemente considerada a jogadora mais valiosa do Campeonato Europeu de Sub 16 em Basquetebol, que reuniu em Matosinhos as 16 melhores seleções da Divisão A da modalidade”.

A Câmara deliberou por unanimidade consignar todos os votos.

O executivo aprovou ainda o Relatório Semestral da Varzim Lazer, bem como a proposta de utilização dos equipamentos desportivos cuja gestão está cometida à Varzim Lazer (Pavilhão Municipal, Piscinas, Academia de Ténis e Praça de Touros) durante a época desportiva 2015/2016, por parte de associações sedeadas no concelho da Póvoa de Varzim, agrupamentos escolares, assim como em eventos organizados pela autarquia.

Foi aprovado o novo contrato-programa de desenvolvimento desportivo a celebrar com o Clube de Andebol da Póvoa de Varzim a celebrar para a próxima época.

Foram também aprovados um conjunto de apoios, nomeadamente um subsídio no valor de 12 mil euros atribuído ao Centro de Desporto e Cultura Juvenorte para a realização de obras na sua sede social.

Com caráter de urgência, o executivo aprovou ainda “a segunda revisão às Grandes Opções do Plano para que pudesse ser remetida à Assembleia Municipal e que se prende com o protocolo realizado com a delegação da Direção Regional da Cultura do Norte para recuperação dos arcos do aqueduto de Santa Clara. Como se trata de uma rubrica nova e receita excecional, é necessário fazer nova revisão ao orçamento”, explicou o Presidente.