Aires Pereira propôs dois votos de pesar: “um, ao ex-Presidente da República, Dr. Mário Soares, uma pessoa que deixou uma marca indelével na criação da democracia portuguesa pela sua forma de ser e de estar e pela forma como construiu todo o processo democrático após o 25 de Abril; e o outro, a um colega de trabalho, o Presidente Guilherme Pinto, um autarca desde 89. Entrou para vereador na mesma altura em que eu entrei. Era uma pessoa que conhecia bem e fez um excelente trabalho à frente da Câmara Municipal de Matosinhos”.

O executivo aprovou a adjudicação da empreitada “Requalificação do Pavimento da EM 501 entre Aver-o-Mar e Aguçadoura”, no montante de cerca de 350 mil euros.

Foi aprovada a concessão definitiva do Parque de Estacionamento da Avenida Mousinho de Albuquerque, “já com a substituição das garantias bancárias necessárias para que esta concessão fique em pleno exercício”.

A Câmara aprovou ainda a delegação de competências, na Área Metropolitana do Porto, de gestão operacional da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP). Sobre este assunto, Aires Pereira esclareceu que “os STCP’s foram delegados em seis municípios mas a Área Metropolitana é que assinou em nome deles e, portanto, havia que o Município da Póvoa de Varzim delegar esta competência à Área Metropolitana, salvaguardando, para o futuro, tudo aquilo que possam vir a ser prejuízos na gestão dos STCP’s”.

O executivo ratificou a atribuição de um “subsídio destinado a recompensar o altruísmo dos Homens e Mulheres que são os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim”. Do peditório junto da população nas freguesias do concelho resultou um montante de 22 mil e 500 euros e o Presidente da Câmara entendeu que seria “de todo adequado que o apoio do Município, que é de todo devido, seja de igual montante ao da contribuição da comunidade poveira”. Foi ratificada a decisão do Presidente de atribuir 22 mil e 500 euros de subsídio ao corpo ativo dos Bombeiros, “um prémio financeiro pela dedicação dos voluntários que estão sempre disponíveis para socorrerem os poveiros em todas as circunstâncias”, esclareceu o edil.

Ficou ainda aprovada a Recomendação da Assembleia Municipal relativamente a não haver circos na Póvoa de Varzim que tenham animais ditos selvagens: “iremos enviar a todas as empresas circenses que até hoje tenham vindo à Póvoa esta Recomendação no sentido de lhes dizer que não será permitido que, tendo esses animais, venham cá. Para além disso, a Recomendação da Assembleia Municipal e decisão do executivo será remetida à Assembleia da República para que legisle, a ser possível, no futuro, as Câmaras Municipais, que assim o entenderem, poderem proibir a realização de circos com animais selvagens”, informou Aires Pereira.