O XVII Torneio Ténis de Mesa vai receber 267 atletas vindos de 50 clubes, oriundos de todo o país, ainda de Espanha (6 equipas), de Bénin e da Nigéria. É um dos melhores torneios ibéricos, como o apelidou Sérgio Miranda, presidente da Associação de Ténis de Mesa do Porto, que também marcou presença na apresentação, realizada no Estádio Municipal.

É um encontro que Luís Diamantino gosta de recordar por ter sido criado quando desempenhava as funções de Vereador do Desporto, recordou o Vice-Presidente, acrescentando que o município tem vindo a apostar na Cultura e no Desporto, para o que “naturalmente é preciso dinheiro”, mas também “é preciso não esquecer que sem as pessoas não se fazia nada e, neste âmbito, devemos agradecer a toda a vasta equipa da organização e a todas as associações que participam no Plano de Promoção de Ténis de Mesa concelhio pelo seu empenho e contributo dando a sua quota parte para que este torneio saia engrandecido”.

Esta rede de colaboração tem dado um “fruto excecional: além de termos campeões, temos pessoas saudáveis”, afirmou Luís Diamantino.

O Torneio é mais um dos eventos na época baixa que a autarquia organiza, quer no âmbito desportivo quer no âmbito cultural, “veja-se o exemplo do Correntes d’Escritas”, frisou Diamantino, e que vem proporcionar mais um impulso à procura turística e à economia local, provando que o Desporto “também é um excelente veículo de promoção turística”.

Sérgio Miranda, da Associação de Ténis de Mesa do Porto, referiu que este evento tem sido “um êxito, mas nada era possível se não houvesse uma equipa com muita dedicação”. Este dirigente lembrou ainda que “está provado que onde se faz mais Desporto, há menos droga”, enaltecendo o exemplo diferente positivo que existe na parte de quem governa a Póvoa de Varzim, que contraria um pouco a ação dos governantes a nível nacional, que pouca importância dão à Cultura e ao Desporto.

Sérgio Miranda lançou o desafio à autarquia poveira de tentar um esforço para que haja mais clubes e atletas locais a federarem-se na Associação de Ténis de Mesa do Porto, no sentido de se aproveitarem os atletas mais capazes e poder orientá-los para uma carreira na modalidade. O dirigente desportivo admitiu que existem na Póvoa de Varzim, no Plano de Promoção de Ténis de Mesa e a participarem neste Torneio, mais atletas do que o número de federados na Associação que dirige e que representa o distrito. Só este facto demonstra a importância da aposta que o município tem vindo a fazer no Ténis de Mesa.

É de referir que a modalidade estará em profunda análise num fórum que irá integrar o programa do Torneio e que terá lugar, no próximo dia 14, à noite, no Pavilhão.

No sábado, 14, o programa incluirá ainda o seguinte calendário: 07h45 – abertura do Pavilhão; 09h00 – Grupos Juniores Masculinos; 10h40 – Grupos Juniores Femininos; 15h00 – Mapa Final Juniores Masculinos; 15h45 – Mapa Final Juniores Femininos; 18h00 – Final das Provas; 18h30 – Cerimónia de entrega de prémios.

Para domingo, dia 15, estão previstas as seguintes atividades: 07h45 – abertura do Pavilhão; 09h00 – Grupos Seniores Masculinos; 13h00 – Grupos Seniores Femininos; 15h30 – Mapa Final Seniores Masculinos; 17h00 – Mapa Final Seniores Femininos; 18h45 – Final das Provas; 19h30 – Cerimónia de entrega de prémios.