As ruas enfeitadas, as cores que vestem cada bairro, o brilho das roupas e a beleza dos penteados, a alegria das músicas populares e a simpatia dos poveiros denunciam mais uma comemoração da Festa da Cidade. Chegou o S. Pedro!

Durante dez dias a Póvoa de Varzim vai viver intensamente as festividades do padroeiro dos pescadores – razão para esta comemoração ser tão querida para os poveiros, cujas tradições são inseparáveis da actividade piscatória.

Como acontece há 48 anos, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim junta-se à espectacular animação do S. Pedro, que este ano tem início no dia 25 de Junho e terminará dez dias depois, a 4 de Julho.

São vários os momentos marcantes das celebrações. Tudo começa com o S. Pedrinho e a Pequenada no dia 25, às 10h00, no Auditório da Lota. Os artistas têm entre os quatro e os seis anos e representam os infantários do concelho. Vestidas e penteadas a rigor, as crianças dançam as coreografias idealizadas pela suas educadoras de infância com todo o empenho, como se de profissionais se tratassem. De saltos altos, as meninas esboçam sorrisos com muita vaidade, não disfarçando o orgulho por estarem a actuar em frente a centenas de pessoas que se juntam no Auditório da Lota. Os rapazes não lhes ficam atrás. Com as suas calças pretas e camisas brancas dançam e cantam com a maior alegria. De facto, a Festa da Cidade não poderia arrancar da melhor forma.

Comer sardinhas assadas, saltar fogueiras, dançar até de manhã. É assim a noitada de S. Pedro, de 28 para 29 de Junho. Milhares de pessoas divertem-se nas ruas da Póvoa, indo de bairro em bairro para ver os tronos – inaugurados no dia anterior – e assistir às rusgas. Os seis bairros (Belém, Mariadeira, Matriz, Norte, Regufe, Sul) esmeram-se nos seus trajes, na decoração das suas ruas e na concepção dos adereços utilizados nas coreografias. Tudo isto torna o S. Pedro uma noite inesquecível.

No dia 29, feriado municipal, têm lugar as comemorações religiosas. Às 11h00, na Igreja da Lapa, será celebrada a Missa de S. Pedro e, às 17h00, terá início a Majestosa Procissão de S. Pedro. Esta irá sair da Igreja Matriz, passando pela Praça do Almada, Rua da Junqueira, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos, até à Igreja da Lapa.

No mesmo dia, às 22h00, no estádio do Varzim Sport Club, os seis bairros voltam a mostrar-se. Primeiro todos juntos e depois um a um, marcham perante uma verdadeira multidão que aplaude e vibra com esta festa.

O desporto também é parte essencial do programa. Inserido nas comemorações do S. Pedro, o Grande Prémio é organizado pelo Pelouro do Desporto e pela União Desportiva de Beiriz. A prova irá acontecer no dia 4 de Julho, no cenário mais apropriado para esta altura do ano, a Avenida dos Banhos. Até às 22h00 do dia 2 de Julho poderá incluir-se nesta competição que reúne, todos os anos, atletas de todo o país e de todas as idades. Excepto para a prova principal, de dez quilómetros, as inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas através do endereço electrónico pelourodesporto@cm-pvarzim.pt ou do fax 252 291 069.

Mas não é só… O programa de S. Pedro inclui ainda teatro, futebol, basquetebol, filatelia e o aniversário da Escola Prática de Serviços. Conheça o programa completo nas páginas seguintes.