Dezembro de 2006 a Dezembro de 2007
Com a presente iniciativa pretende-se divulgar a nossa gastronomia, contribuindo, assim, para a preservação desta importante componente do património cultural do nosso concelho. Por outro lado será também uma forma de rentabilizar recursos e actividades económicas locais, nomeadamente os estabelecimentos de restauração, ao mesmo tempo que se qualifica a oferta concelhia a nível gastronómico.
A mecânica desta iniciativa é, na verdade, bastante simples; trata-se de divulgar e de promover o receituário gastronómico da Póvoa de Varzim através da sua inclusão, gradual, nas ementas dos restaurantes locais e nos hábitos de consumo dos seus clientes.
Em 2007, a iniciativa “Sabores Poveiros” desenvolver-se-á de acordo com a calendarização de um conjunto de pratos específicos, que estarão disponíveis nos restaurantes aderentes sendo que, para cada mês, será definido um menu base. Mantendo-se os pratos de referência da gastronomia local, estes alternarão com outros da gastronomia regional.
Tendo em conta a realidade local, os pratos propostos não se devem limitar à tradição culinária da cidade da Póvoa, fortemente marcada pela comunidade piscatória, devendo também reflectir os hábitos gastronómicos de todo o concelho, o que se traduz pela influência do Minho e do Douro Litoral. Por outro lado, e pela forte ligação que têm com a Póvoa, são de incluir algumas temáticas que testemunham o aparecimento de novos conceitos e que facilmente se enraizaram na nossa cidade. A grande diversidade de temas permite também uma maior abrangência de estabelecimentos, aumentando o impacto local da acção.
Cada restaurante aderente terá a liberdade de desenvolver as propostas comerciais que julgar por mais convenientes, embora esteja condicionado a garantir a presença e disponibilidade dos “Sabores Poveiros” nos meses em que aderir à iniciativa.
Os restaurantes aderentes, que estarão devidamente identificados com uma imagem específica a criar para os “Sabores Poveiros”, constarão de uma publicação a disponibilizar a todos os visitantes e turistas, designada por “Guia dos Sabores Poveiros”.
Uma das obrigações dos estabelecimentos aderentes é a de divulgar as receitas dos temas a que adere. O “Guia Sabores Poveiros” terá uma secção destacável com as receitas correspondentes às temáticas tratadas, sendo a selecção e tratamento das receitas da responsabilidade da organização do evento. Para além deste guia, serão editadas ao longo do ano, em fichas coleccionáveis, receitas da gastronomia poveira, não limitadas às que forem incluídas nos “Sabores Poveiros”.
A iniciativa “Sabores Poveiros” contempla também a participação activa do público que, através de fichas disponíveis em cada restaurante aderente, poderá habilitar-se ao sorteio de um fim-de-semana nas Pousadas de Portugal.