Perguntas Frequentes – Sou Munícipe

 

Quando posso começar a beneficiar dos descontos e vantagens do Marketplace?

A partir de fevereiro, mês em que a app “É Bom Comprar Aqui” fica disponível para download (disponível em IOS e Android) ou, caso não disponha de smartphone ou tablet, assim que receber o cartão em sua casa.

Preciso de ter smartphone para poder usufruir dos descontos e vantagens do Marketplace?

Não precisa de ter nem de comprar um smartphone ou tablet, pois basta apresentar o cartão em loja física ou, se preferir, pagar com o mesmo para poder usufruir dos descontos e vantagens do Marketplace. Na sua primeira compra em loja física aderente, deve indicar ao comerciante o número de telefone que deseja associar ao cartão (móvel ou fixo).

É verdade que recebo um desconto de 5% na fatura da água se aderir ao Marketplace?

Sim. Como forma de incentivo à adesão ao Marketplace, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim decidiu conceder a todos os utilizadores domésticos dos serviços de águas e resíduos um desconto na fatura da água. O desconto é de 5% e incide apenas e só sobre o valor total a pagar na faturação emitida em fevereiro de 2021.

O que tenho que fazer para poder beneficiar deste desconto de 5% na fatura da água?

Caso tenha um smartphone ou tablet, deve descarregar a app “É Bom Comprar Aqui” e preencher os campos de registo com os seus dados, inclusive com o Código de Identificação de Local (CIL – localizado no cabeçalho esquerdo da fatura). Se tiver dificuldades com as novas tecnologias, deve levar o cartão consigo para a primeira compra presencial em loja aderente e indicar ao comerciante o seu CIL e número de telefone.

Quando recebo este desconto de 5% na fatura da água?

O desconto de 5% na faturação da água do mês de fevereiro é automaticamente creditado na fatura do mês seguinte ao da ativação por parte do consumidor. O desconto ocorrerá sempre no mês seguinte ao momento do download da app ou da primeira utilização do cartão em loja física aderente.

Como posso comprar através da app?

Deve descarregar a app “É Bom Comprar Aqui” e preencher todos os campos com os seus dados. Depois, deve escolher o estabelecimento comerciante no qual pretende efetuar a sua compra e, caso este permita efetuar encomendas online, basta carregar no botão “PEDIR” na parte inferior do ecrã. Siga as instruções para finalizar a sua compra e efetuar o pagamento.

Como funciona o cartão?

O cartão tem duas funções associadas – a garantia de desconto direto nas compras realizadas na rede de comerciantes aderentes (que é sempre no mínimo de 5%) mediante a apresentação do mesmo junto de loja física e, ainda, a possibilidade de utilização do mesmo para efetuar pagamentos diretos.

Como posso ter acesso ao cartão?

Os munícipes interessados devem aguardar pela carta com a fatura da água, juntamente com a qual seguirá, por correio, o cartão e um folheto explicativo do passo a passo para a adesão ao Marketplace “É Bom Comprar Aqui”.

Recebo a minha fatura da água através de e-mail. Como posso ter acesso ao cartão?

Todos os munícipes com fatura da água eletrónica terão igualmente acesso gratuito ao cartão e folheto explicativo do passo a passo para a adesão ao Marketplace “É Bom Comprar Aqui”, através de carta remetida pelo correio.

Posso pagar em dinheiro e, ainda assim, usufruir dos descontos do Marketplace?

Sim, pode pagar da forma que lhe for mais conveniente. Para beneficiar dos descontos junto da rede de comerciantes aderentes, basta apresentar o cartão na altura do pagamento, mostrar o QR code da app ou indicar o número de telefone que está associado à sua conta e o desconto em vigor será aplicado de imediato ao valor da sua compra.

Como posso pagar através do cartão?

Para ativar os pagamentos através do cartão, basta descarregar a app 360 City, lendo o código QR no verso do cartão e registar-se. Depois disso, deve carregar saldo no cartão ou associar qualquer um dos seus cartões bancários de débito e/ou crédito, através da app 360 City.

Posso associar o MBWay ao cartão?

Sim, pode associar ao cartão o MBWay ou qualquer outra entidade de pagamento que prefira, como o Paypal ou o Revolut.

É seguro pagar através do cartão e da app?

A solução tecnológica do Grupo PIE encontra-se devidamente certificada, sendo a garantia assegurada​ via SSL com uma chave RSA de 2048 bits. De forma a garantir a segurança de todos os pagamentos, os pagamentos com o cartão carecem sempre de validação do utilizador na app.

Esqueci-me do cartão em casa. Ainda assim, posso beneficiar dos descontos junto da loja aderente?

Sim, é possível usufruir dos descontos sem apresentar ou pagar com o cartão. Para isso, basta identificar-se junto do estabelecimento através do código QR disponível na app.

Esqueci-me do cartão e do smartphone em casa. Ainda assim, posso beneficiar dos descontos junto da loja aderente?

Sim, é possível usufruir dos descontos sem apresentar o cartão ou o código QR disponível na app. Para isso, basta identificar-se junto do estabelecimento através do número de telemóvel associado ao cartão (móvel ou fixo).

O que devo fazer se tiver perdido o meu cartão?

Em caso de perda ou extravio de cartão, deve proceder ao cancelamento imediato do mesmo a partir da app. É garantida aos utilizadores registados a reposição do saldo existente à meia-noite do dia da comunicação da perda ou roubo para um novo cartão, desde que o anterior seja cancelado pelo próprio utilizador. Mesmo sem o cartão original, pode continuar a usufruir de todos os descontos e vantagens do Marketplace através da app, bem como continuar a fazer encomendas online. Para isso, basta associar à sua conta outro cartão de débito ou crédito ou outro método de pagamento da sua preferência.

Como posso pedir uma segunda via do cartão?

Deve fazer um pedido, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, através de carta remetida para Praça do Almada 16, 4490-438 Póvoa de Varzim ou de e-mail ebomcompraraqui@cm-pvarzim.pt. A emissão e envio de um segundo cartão tem o custo de 2 (dois) euros para o utilizador.

Pertenço a um agregado familiar de 4 pessoas. Vamos todos poder beneficiar dos descontos do Marketplace, apesar de só termos um cartão?

Sim. O cartão não tem qualquer nome associado, pelo que poderá ser usado por todos os membros do agregado familiar em qualquer altura.

O meu filho é menor de idade, mas gostaria que ele pudesse utilizar o cartão para beneficiar dos descontos. Posso fazê-lo?

Sim. O cartão pode ser utilizado por todos os membros do seu agregado familiar, inclusive pelos menores de idade. O consumidor pode ceder, a qualquer momento, o seu cartão a um filho com a garantia de que o menor só efetua as compras que o adulto autorizar. Para isso, basta o pai ou mãe ativar na app a opção do envio do pedido de autorização prévio à compra. Assim, sempre que o menor quiser efetuar uma compra com o cartão, o adulto receberá no seu smartphone ou tablet uma notificação com o pedido de autorização prévio. Em caso de confirmação do pedido pelo adulto, o sistema autorizará o comerciante a finalizar a venda.