Após a Sessão Solene de Abertura, com a inauguração de uma exposição na sede da Junta de Freguesia, as festividades continuam com uma gincana, no dia 5 de junho, a partir das 15h00, no Parque Desportivo, promovido pelo Grupo de Jovens 2000. A música faz parte da programação e, no dia 17 de junho, às 21h00, a Igreja Paroquial acolhe o coro Capela Marta. A Associação Cultural e Recreativa Estelense irá levar a cena a peça de teatro Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, no dia 18 de junho, às 21h30, na sede do Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo Senhora do Ó. No dia 19, às 10h30, poderá assistir a uma corrida de galgos, no Clube Galgueiro de Contriz. A Associação Cultural e Recreativa volta a organizar um evento, desta feita para mostrar que a “Estela tem talento”, no qual os artistas da freguesia vão poder mostrar os seus dotes nas mais variadas artes. No dia 26, entre as 10h00 e as 15h00, poderá apreciar motos antigas e velocípedes a motor e a um concerto de música popular na sede do Clube de Caçadores. Já em julho, no dia 8, às 20h30, a freguesia reúne-se para um arraial, no jardim da Junta, e no qual haverá animação musical com o Grupo de Jovens Etc/ Grupo Musical ComTradição. Finalmente, no dia 9 de julho, às 19h00, será celebrada uma Missa Solene na Igreja Paroquial e, às 21h15, terá lugar a Sessão de Encerramento das Comemorações com três momentos: “A História num momento coreografado”; “Retrospetiva audiovisual”; e “Atribuição da Carta de Couto 2016”.