A 23 de Julho de 2011, o mundo da música recebia a notícia da morte de Amy Jade Winehouse.

A projecção para a fama planetária – essa fama que sempre disse nunca ter desejado – deu-se com o álbum “Back to Black” (2006), que incluía temas como “Rehab”, “You know I’m no good” ou “Tears dry on their own”. Mais de 12 milhões de cópias foram vendidas em todo o mundo. Os Grammys também se lhe renderam: conquistou cinco galardões. Houve quem lhe atribuísse até a inauguração de uma “escola” musical feita de ensinamentos da soul e de uma certa nostalgia musical à medida do século XXI. A voz, associada aos exageros de “eyeliner” e cabelo, compunham toda uma “persona” que não falhava em agitar o meio. Fez manchetes pelo vozeirão, mas também pelos escândalos e pseudo-escândalos associados à dependência de álcool e drogas, a um estilo de vida irregular e a uma vida pessoal conturbada. Amy viu-se perante a dificuldade em lidar não só com esses problemas, mas também com a voraz curiosidade da comunicação social. Esse desequilíbrio continua a ser apontado como o factor determinante para o seu final trágico. 

Estreado em Cannes, tendo como pano de fundo a polémica da não-aprovação da sua família mais próxima, “Amy” tem a assinatura do inglês Asif Kapadia, que já tinha sido responsável por “Senna” (2010), o premiado “biopic” sobre o piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna. Combina imagens de arquivo (muitas inéditas) recolhidas pelo realizador e reflecte o conteúdo de mais de uma centena de entrevistas que fez a familiares – incluindo o ex-marido, Blake Fielder-Civil –, amigos e elementos da indústria musical. O documentário, que chega aos cinemas no dia do quarto aniversário da morte da cantora, traça um retrato comovente de alguém que, apesar da forte personalidade artística, era a fragilidade em pessoa. Tendo como fio condutor as letras das suas canções, Amy é recordada como uma vítima do próprio sucesso.