Animador de Rádio, teve como grandes influências António Sala, Olga Cardoso e Luís Arriaga… Rui Nova começou a cantar com o apoio de dois grandes amigos: José Cid e Carlos Paião.

Iniciou-se na Rádio Onda Verde – uma rádio livre (pirata) na Póvoa de Varzim, que marcou o panorama da Rádio em Portugal tendo sido motivo de reportagens de vários Jornais e Rádios nacionais.

O primeiro disco surge em 1989 (Lá Fora a Cidade Dorme) com a produção de Luís Filipe. O LP “Fundamental” aparece em 1993 com produção e arranjos de José Cid. “Deixa-me ao menos dar-te um beijo” chegaria ao top de diversas rádios, incluindo em França e no Brasil. O terceiro disco, “Moças do Meu País”, foi editado em 1997. O tema principal foi mais um grande sucesso nacional.
Rui Nova participou em diversos programas de Rádio e Televisão. Nomeado para o Grande Prémio do Disco da Rádio Renascença, participaria no “Despertar ao Vivo” de António Sala e Olga Cardoso.

Em 1997 cria o seu próprio Estúdio e Editora onde passa a gravar os seus discos e a produzir outros artistas.

Em 2010 é selecionado para o Festival RTP da Canção, sendo um dos candidatos a representar Portugal no Festival da Eurovisão. Rui Nova concorre com o tema “Uma Canção à Cid (o sol e as estrelas)” com que chega à Grande Final do Festival RTP 2010.

Rui Nova tem levado o seu show de norte a sul de Portugal, mas também à Suíça, França, Luxemburgo e Canadá.

Atualmente, de novo a solo, editou o álbum “Um mar de canções” (2021), para assinalar os 35 anos de carreira. O projeto “Gerações” com a New Harmony Big Band e o “My Way Acústico” continuam como grandes projetos em palco.

Como Locutor de rádio começou em 1985 na Rádio Onda Verde, da Póvoa de Varzim. Passou pela Rádio Foz do Ave (Vila do Conde), Rádio Mar (Póvoa de Varzim) e durante 8 anos foi líder de audiência na Rádio Barcelos.
Rui Nova é ainda fundador da Norte Litoral Tv (uma webtv que serve os concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde).