O João Balão é o personagem desta obra. É o casamento entre o absurdo e a aliteração – a voz e a guitarra são os padrinhos. A mistura é mágica e, ao mesmo tempo, fica no ouvido. É como se vivêssemos sempre a dormir e a sonhar.
Entre histórias reais e outras surreais, o João Balão vive num frenesim constante entre o medo, a asneira, a aventura, e a solidão – mas sempre com vontade de brincar e de ser grande.
É um projeto acessível porque pretende chegar a todas as crianças e jovens. Conta com um áudio-livro adequado a leitores com dislexia, uma edição em braille e terá um tema interpretado em Língua Gestual Portuguesa.

Pedro Pestana tem 30 anos, nasceu no Porto e reside em Esposende.

Tem a licenciatura em Terapêutica da Fala e um Doutoramento em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem pela Universidade Fernando Pessoa. Além da sua atividade profissional enquanto Terapeuta da Fala, tem conciliado trabalho e investigação em duas áreas fundamentais e complementares, a voz e a música. Foi recentemente eleito membro do CoMeT – Collegium Medicorum Theatri, tornando-se o único elemento português do quadro de membros desta associação internacional de profissionais da voz.

O projeto “Histórias do João Balão” é o seu primeiro trabalho literário e musical e é preenchido por sons construídos para o público infanto-juvenil.

Este projeto músico literário destina-se a alunos do 1º e 2º ciclo.