Com ilustrações de Natacha Lourosa, o livro fala de Clara, uma menina como tantas outras que vê o pai ter de viajar para longe, para outro país, para trabalhar. Com a mãe e o seu cãozinho Limão aguarda ansiosa pelo seu regresso. A Rita é a melhor amiga de Clara. Também ela tem família no estrangeiro. Assim como outros amigos das duas. E muitos conhecem alguém na mesma situação. Em breve chega o Natal e o pai virá visitá-la.Consigo traz uma surpresa. Será que algum dia voltará de vez?

Marta Raquel da Silva Pinto nasceu em Vila Nova de Famalicão no ano de 1980. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É Colaboradora de Notário de um Cartório Notarial do Porto.

Tem um fascínio por gares e transportes de grande envergadura, que partem e chegam de todos os cantos do mundo. É das horas de espera na estação de comboios ou no aeroporto que nascem pequenos contos e relatos de aventuras. Das suas viagens traz na mochila histórias que não segura na memória e que rapidamente saltam para o papel.

Apadrinha e acompanha o desenvolvimento de crianças de uma comunidade da província de Niassa em Moçambique e de um Jardim de Infância em Angola. Crescer feliz e em harmonia é um direito de todas as crianças. Num contexto global de migração forçada, resultado da crise financeira e conflitos mundiais, é para elas esta história de esperança num futuro melhor.