Susana Maria Inês é natural de Esposende, licenciou-se em Educação Social e Gerontológica, viveu sensivelmente três anos em Londres, onde fez estágio na sua área de formação, Gerontologia e Cuidados paliativos num dos Hospitais do centro de Londres, St. John & Elisabeth Hospital. Obteve alguns prémios literários e menções honrosas, de entre as quais, na idade de 12 anos edição de poemas no Cancioneiro Poético do Instituto Piaget de Almada, Participação e Exposição da sua Poesia Inédita no Encontro Miragens” de jovens artistas entre Portugal e Galiza, levado a cabo pelo pintor e artista Albuquerque Mendes, Menção Honrosa no Concurso Poético Lions Club Nossa Sra da Hora-Porto.
Publicou em Poesia quatro obras : “A menina feita de Música” (2011,Corpos Editora Porto); “Semente feita Palavra” (2013, Corpos Editora Porto); “Antologia do Silêncio” (2015 Edições Vieira da Silva Lisboa); “Cinética da Alma” (2016, Versbrava Editora Porto); Participação na Antologia Poética Bilingue Português/Inglês do Grupo Asas da Poesia – Novembro Editora (2018).
Neste momento, de regresso a Portugal encontra-se a trabalhar como Formadora e Explicadora em Centros de Formação e de Estudo em Esposende e Viana do Castelo.

Esta atividade que está inserida na programação da Semana do Livro Infantil, conta com a apresentação do livro pela autora e incluirá um momento de ginástica meditativa e representação teatral.