No âmbito das celebrações dos 250 anos da Igreja da Lapa, ficará aberta ao público a exposição de fotografias “As Procissões da Igreja da Lapa”, na sede da associação Leões da Lapa, entre os dias 29 de outubro e até 7 de novembro.

A exposição resulta de uma iniciativa da Comissão organizadora do programa comemorativo, presidida pelo Pároco, Padre Nuno Rocha, apoiada pelo Município da Póvoa de Varzim. O trabalho de pesquisa desenvolvido pela Diretora do Museu Municipal da Póvoa de Varzim, Deolinda Carneiro, serviu de base para a organização e seleção de fotografias e textos expostos.

Nesta mostra vai-se recordar a história e iconografia das festividades organizadas pela “Confraria de Nossa Senhora da Lapa, Amparo dos Homens do Mar”, e pela sua sucessora, a “Irmandade de Nossa Senhora da Assunção”. Destes, naturalmente, destaca-se a procissão em 15 de agosto, organizada pelos pescadores da Póvoa de Varzim, que festejam “com estrondo” a “Senhora”, sua padroeira.

Além do natural destaque dado aos documentos e imagens antigas que ilustram a evolução dos cortejos processionais, integram-se reproduções de fotografias gentilmente cedidas pelos paroquianos da Lapa, que assim colaboram no estudo e preservação dum património cultural imaterial singular.