O Município da Póvoa de Varzim volta a estar na linha da frente no combate aos cancros da pele, associando-se à iniciativa Verão 2020, que visa a prevenção, educação e sensibilização para o problema junto dos agentes de saúde, educação e na sociedade civil.
Promovida pela Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia e com o apoio da Direção-Geral da Saúde, esta campanha, que terá lugar entre 4 de julho e 31 de agosto, visa consciencializar a população para o aumento progressivo da incidência dos cancros de pele, que, em 90% dos casos, estão relacionados com os exageros da exposição ao sol, sobretudo na infância, adolescência e em jovens adultos.
Os cancros da pele podem afetar qualquer pessoa, em qualquer idade, sendo mais comuns em pessoas com mais de 50 anos ou para quem tenha tido uma exposição prolongada ao sol. No entanto, estes podem afetar qualquer pessoa. Esteja ou não num grupo de alto risco, há coisas simples que pode fazer para se proteger a si e à sua família dos cancros de pele. Para tal, é fundamental a adoção de comportamentos adequados de convívio com o Sol e um diagnóstico e tratamento precoce, através da prevenção e do autoexame.
De 2 em 2 meses, pelo menos, deve ser feito um autoexame à pele, com especial atenção a alterações de sinais ou manchas. Assim, pode impedir que uma lesão suspeita evolua e se torne mais grave e intrusiva, o que reduz as hipóteses de um tratamento bem-sucedido. Em caso de dúvida, deve sempre consultar o seu dermatologista.
Se a sua atividade profissional envolve trabalho ao ar livre, informe-se sobre os cuidados redobrados a ter relativamente à exposição solar:
Sol e trabalho ao ar livre – como conviver
Não ignore os sinais. Esteja atento à sua pele. Para saber mais sobre cancros da pele e como os prevenir e detetar, consulte as páginas www.euromelanoma.org/portugal e www.apcancrocutaneo.pt e aceda ao folheto oficial da campanha Verão 2020: